top of page

Sobre

FFP · I3ID · SOBRE
 
missao

Missão

A estrutura do FP-I3ID é atualmente uma unidade orgânica que operacionaliza a política de investigação e dá suporte ao desenvolvimento dos centros de investigação da UFP, apoiando também a investigação desenvolvida na Escola Superior de Saúde da Fundação Fernando Pessoa (ESS -FP) e no Hospital -Escola Fernando Pessoa (HE -FP). Tem por missão contribuir para a concretização da política de investigação da Universidade Fernando Pessoa, a qual, associada ao processo de ensino-aprendizagem, dá preferência ao desenvolvimento pela cultura científica, pela literacia política, social e económica e pelo aprofundamento da cidadania ativa, assumindo pois como essencial à identidade da universidade o cruzamento de saberes tecnológicos com os das ciências humanas e sociais e com os das ciências da vida.

objetivos

Objetivos

A atividade do FP -I3ID alicerça -se numa cultura de boas práticas de investigação científica fundada nos valores de: integridade, honestidade, responsabilidade, equidade, cooperação, fiabilidade e rigor; objetividade, transparência e comunicação aberta e honesta; imparcialidade, independência, cuidado e respeito pelos direitos humanos, pelos animais, pelo ambiente e pelo património.

 

Os seus principais objetivos são:

 

a) Desenvolver atividades de I&D.i de natureza multidisciplinar e interdisciplinar e estimular a inovação científica dos grupos e linhas de investigação;

organizacao

Organização

O FP-I3ID agrega em si as duas unidades de I&D próprias da UFP, ambas registadas na FCT :

- FP-ENAS (Centro de Investigação em Energia, Ambiente e Saúde), que se organiza em dois grupos de investigação: o FP-BHS (Grupo de Investigação em Ciências Biomédicas e da Saúde) e o FP-IRIS (Grupo de Investigação em Espaços Inteligentes, Resilientes, Inclusivos e Sustentáveis.

- FP-B2S (Centro de Investigação em Ciências Sociais e do Comportamento)

Fazem também parte do FP-I3ID as Unidades de I&D protocoladas com a UFP

RISE-Health – Health Research Network – From the Lab to the Community

Trata-se de uma nova Unidade de Investigação a qual junta 500 investigadores de 8 Universidades Portuguesas. A Universidade Fernando Pessoa participa nesta nova unidade com a criação de um pólo de gestão RISE-UFP. Sediada na já quase bicentenária FMUP, esta nova unidade de investigação terá polos de gestão em 4 unidades orgânicas da U. Porto (ICBAS e Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação), para além de 10 outros, nomeadamente em 5 universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade da Madeira) e 2 instituições de Ensino Superior Privado (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

Esta grande abrangência do RISE-Health permite envolver ativamente 4 Escolas Médicas (FMUP, ICBAS, Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg) e 3 Escolas de Enfermagem (Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Saúde Santa Maria e Escola Superior de Enfermagem do IP Santarém).

Mais informações poderão ser consultadas no comunicado conjunto.

LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores

O LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto é uma unidade de I&D criada em 1988, com sede na FEUP e um polo na UFP mas que integra investigadores de várias outras instituições de ensino superior tais como P.Porto, IPVC , ISMAI e UAçores. A unidade de I&D conta com 25 membros integrados e 40 colaboradores com doutoramento e 40 alunos de doutoramento. O LIACC obteve a classificação de “Excelente” (com uma pontuação máxima de 5/5/5 em todos os itens de avaliação) na última avaliação da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) das instituições de I&D.

 

- CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade

Fundado pela Universidade do Porto e pela Fundação Eng. António de Almeida em 1990, é uma Instituição de Utilidade Pública dedicada à investigação científica, de vocação interuniversitária, com estatutos próprios publicados em Diário da República, que tem por missão:

 

  • Desenvolver a investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e em Ciências Sociais e Humanas, em geral, através da publicação e difusão dos resultados obtidos em livros, revistas nacionais e estrangeiras acreditadas, e nas plataformas digitais do CEPESE;

  • Promover e difundir a cultura científica na sociedade portuguesa, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento da sociedade de informação e comunicação;

  • Reforçar a presença portuguesa no mundo, através do estabelecimento de relações com a comunidade científica internacional, dando particular importância aos países da Europa do Sul e aos países de língua oficial portuguesa;

  • Formar e apoiar, científica e materialmente, jovens investigadores, nomeadamente os que se encontram empenhados na preparação de teses de mestrado e doutoramento.

No respetivo portal poderá encontrar informações sobre projetos de investigação, consultar as publicações e bases de dados.

Endereço do portal do CEPESE 

regulamento

Regulamento

politica

O Regulamento Interno do Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (FP -I3ID) foi homolgado pelo Presidente da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, em 23 de Junho de 2022, podendo ser consultado aqui.

Política de Investigação

O FP-I3ID é responsável pela execução da política de investigação da Universidade Fernando Pessoa, que pode ser consultada aqui.

planos

Planos de Atividades

Os planos de atividade do FP-I3ID e dos grupos que o integram, são reportados por biénio e aqui apresentados

relatorios

Relatórios de Atividades

igualdade

Igualdade de Género

intranet

Declaração de Igualdade de Género / Gender Equality Statement

A UFP assume como missão primordial o ensino apoiado no estudo honesto e na permanente atualização científica, servido por uma metodologia pedagógica inovadora que transforma o conhecimento em competências, através do desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento autónomo, promovendo a abertura dos alunos à interdisciplinaridade e, através de uma educação ética, cultural e cívica sólida. A Universidade cumpre a sua missão, respeitando a diversidade étnica, cultural, política e religiosa, bem como a igualdade de género e está determinada a promover um ambiente académico em que todos sejam incluídos, respeitados e capacitados para realizar o seu potencial.

Intranet

O Manual de Procedimentos do FP-I3ID visa a definição e tramitação processual a observar pelas Unidades de Investigação, assim como a uniformização de normas institucionais descritas no Regulamento Interno do FP-I3ID. Os vários formulários referidos no Manual de procedimentos podem ser encontrados aqui.

Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Fernando Pessoa (FP-I3ID)

Local: Escola Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
T.
22 507 1300 • i3id@fundacaofernandopessoa.pt 
2022 © FFP - Fundação Fernando Pessoa
bottom of page