FFP · I3ID · SOBRE

missao

Missão

O Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (FP-I3ID) da Universidade Fernando Pessoa foi criado em 2020, sucedendo ao Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Investigação (GADI), tendo por missão contribuir para a concretização da política de investigação da Universidade Fernando Pessoa, a qual, associada ao processo de ensino-aprendizagem, dá preferência ao desenvolvimento pela cultura científica, pela literacia política, social e económica e pelo aprofundamento da cidadania ativa, assumindo pois como essencial à identidade da universidade o cruzamento de saberes tecnológicos com os das ciências humanas e sociais e com os das ciências da vida.

O FP-I3ID depende diretamente da Reitoria, sendo transversal nas suas funções a todas as unidades orgânicas de ensino e organismos da FFP.

objetivos

Objetivos

A atividade do FP -I3ID alicerça -se numa cultura de boas práticas de investigação científica fundada nos valores de: integridade, honestidade, responsabilidade, equidade, cooperação, fiabilidade e rigor; objetividade, transparência e comunicação aberta e honesta; imparcialidade, independência, cuidado e respeito pelos direitos humanos, pelos animais, pelo ambiente e pelo património.

Os seus principais objetivos são:

a) Desenvolver atividades de I&D.i de natureza multidisciplinar e interdisciplinar e estimular a inovação científica dos grupos e linhas de investigação;

organizacao

Organização

O Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (FP-I3ID) é uma unidade de I&D.i da Universidade Fernando Pessoa (UFP), articulando-se com outras estruturas de ensino/pesquisa da FFP, como a Escola Superior de Saúde da Fundação Fernando Pessoa (ESS-FP) e ao Hospital-Escola Fernando Pessoa (HE-FP).

O FP-I3ID organiza-se em três grupos de investigação que interagem, designados por FP-B2S (Behaviour and Social Sciences), FP-IRIS (Intelligent, Resilient and Inclusive Spaces) e FP-BHS (Biomedical and Health Sciences).

regulamento

politica

O Regulamento Interno do Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento (FP -I3ID) foi homolgado pelo Presidente da Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, em 23 de Junho de 2022, podendo ser consultado aqui.

Política de Investigação

O FP-I3ID é responsável pela execução da política de investigação da Universidade Fernando Pessoa, que pode ser consultada aqui.

planos

Planos de Atividades

relatorios

Relatórios de Atividades

igualdade

Igualdade de Género

intranet

Declaração de Igualdade de Género / Gender Equality Statement

A UFP assume como missão primordial o ensino apoiado no estudo honesto e na permanente atualização científica, servido por uma metodologia pedagógica inovadora que transforma o conhecimento em competências, através do desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento autónomo, promovendo a abertura dos alunos à interdisciplinaridade e, através de uma educação ética, cultural e cívica sólida. A Universidade cumpre a sua missão, respeitando a diversidade étnica, cultural, política e religiosa, bem como a igualdade de género e está determinada a promover um ambiente académico em que todos sejam incluídos, respeitados e capacitados para realizar o seu potencial.

Intranet

O Manual de Procedimentos do FP-I3ID visa a definição e tramitação processual a observar pelas Unidades de Investigação, assim como a uniformização de normas institucionais descritas no Regulamento Interno do FP-I3ID. Os vários formulários referidos no Manual de procedimentos podem ser encontrados aqui.

Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Fernando Pessoa (FP-I3ID)

Local: Escola Estudos Pós-Graduados e de Investigação da Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 • 4249-004 Porto
T.