Responsabilidade Social

A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa assume uma missão social de elevada importância, não só ao nível da formação cidadã, mas também da educação para a partilha e para a solidariedade com a sociedade e o meio em que se insere.

Nesse sentido, os vetores de atuação de responsabilidade social da UFP assentam sobre a Educação, a Saúde, o Ambiente e a Cultura, traduzindo-se, nomeadamente, em ações e iniciativas como:

pasop_img.jpg

Projeto Ambulatório de Saúde

Oral e Pública - PASOP

Iniciou a sua atividade em 2002/03 e, desde então, já realizou 159.188 rastreios em higiene e saúde oral, em pressão arterial (hipertensão e hipotensão), em osteoporose, em colesterol e em glicemia.

20180528_UFP_SSS(012).jpg

Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária

As CPMD da UFP iniciaram a sua atividade em 2002 e, desde então, já atenderam 28.500 utentes, realizando um número médio de 14.000 consultas/ano.

20180529_UFP_SSS(018).jpg

Clínica Pedagógica de Fisioterapia

A CPF da UFP iniciou a sua atividade em 2004 e realiza, em média, 15.000 tratamentos anuais.

psico.jpg

Clínica Pedagógica de Psicologia

No que se refere à prestação de serviços de psicologia à comunidade, a CPP-UFP realizou, desde 2013, cerca 5.617 horas de consulta. Desde Março de 2020 a CPP oferece também os seus serviços online através do projeto "Estamos Aqui!"

terapiafala.jpg

Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala

A Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala atendeu, desde 2006, atendeu cerca de 1400 utentes.

fala-ambulat.jpg

Projeto Ambulatório de Ambiente e Saúde

A Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala atendeu, desde o PAAS tem desenvolvido atividade no âmbito de protocolos celebrados com diversos municípios nacionais, nomeadamente a criação de um projeto de “Avaliação de alguns parâmetros relativos ao estado ecológico do rio Tinto”. 2006, atendeu cerca de 1400 utentes.

leitura.jpg

Projeto + Leitura + Saúde

Alunos da Universidade Fernando Pessoa participam, em regime de voluntariado, na iniciativa “+Leitura+ Saúde: Voluntários da Leitura”. No âmbito deste projeto, alunos da UFP descolam-se, periodicamente, ao Hospital-Escola da UFP, onde com recurso a livros e ilustração de histórias, alegram o dia dos utentes da UCRM (Unidade de Convalescença, Reabilitação e Manutenção).

aeufp.jpg

Praxe Solidária

No âmbito da programação da semana de receção ao Caloiro, os alunos da Universidade Fernando Pessoa promovem atividades de voluntariado social em colaboração com instituições da cidade, como é o caso da Sociedade Protetora dos Animais do Porto ou a Casa do Caminho.

Eventos Hospital Fernando Pessoa

Universidade Fernando Pessoa &