Responsabilidade Social | Fundação Fernando Pessoa

Responsabilidade Social

A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa assume uma missão social de elevada importância, não só ao nível da formação cidadã, mas também da educação para a partilha e para a solidariedade com a sociedade e o meio em que se insere.

Nesse sentido, os vetores de atuação de responsabilidade social da FFP assentam sobre a Educação, a Saúde, o Ambiente e a Cultura, traduzindo-se, nomeadamente, em ações e iniciativas como:

SOBRE

Projetos

Projeto Ambulatório de Saúde Oral Pública da FFP

Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública - PASOP

Iniciou a sua atividade em 2002/03 e, desde então, já realizou 159.188 rastreios em higiene e saúde oral, em pressão arterial (hipertensão e hipotensão), em osteoporose, em colesterol e em glicemia.

Laboratório de Medicina Dentária

Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária

As CPMD da UFP iniciaram a sua atividade em 2002 e, desde então, já atenderam 28.500 utentes, realizando um número médio de 14.000 consultas/ano.

Clínica Pedagógica de Fisioterapia

A CPF da UFP iniciou a sua atividade em 2004 e realiza, em média, 15.000 tratamentos anuais.

Clínica Pedagógica de Psicologia

No que se refere à prestação de serviços de psicologia à comunidade, a CPP-UFP realizou, desde 2013, cerca 5.617 horas de consulta. Desde Março de 2020 a CPP oferece também os seus serviços online através do projeto "Estamos Aqui!"

Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala

A Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala atendeu, desde 2006, cerca de 1400 utentes.

Projeto Ambulatório de Ambiente e Saúde

O PAAS tem desenvolvido atividade no âmbito de protocolos celebrados com diversos municípios nacionais, nomeadamente a criação de um projeto de “Avaliação de alguns parâmetros relativos ao estado ecológico do rio Tinto”.

Projeto Leitura Saúde

Projeto + Leitura + Saúde

Alunos participam, em regime de voluntariado, na iniciativa “+ Leitura + Saúde: Voluntários da Leitura”. No âmbito deste projeto, os alunos descolam-se, periodicamente, ao Hospital FP, onde com recurso a livros e ilustração de histórias, alegram o dia dos utentes da UCRM.

Praxe Solidária

No âmbito da programação da semana de receção ao Caloiro, os alunos da Universidade Fernando Pessoa promovem atividades de voluntariado social em colaboração com instituições da cidade, como é o caso da Sociedade Protetora dos Animais do Porto ou a Casa do Caminho.

PROJETOS

Eventos Hospital Fernando Pessoa