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Publicações Fundação Fernando Pessoa

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Re-Auto-Meta Arquivo: formas e transformações do arquivo

Manuel Portela & Daniela Maduro (org.)
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Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 2)

Marina Lencastre & Rui Estrada (Coord.)
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Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 1)

Marina Lencastre & Rui Estrada (Coord.)
apresentacao

Apresentação

As Publicações Fundação Fernando Pessoa, desde a sua génese, em 1992, e consequente publicação do primeiro título até à atualidade, têm vindo, pelo seu dinamismo e eficiência, a desenvolverem competências para apoiar a edição de trabalhos académicos, permitindo a difusão da produção científica e cultural dos docentes e investigadores da Universidade Fernando Pessoa, bem como da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa.

Para além da divulgação da produção científica tanto da Universidade como da Escola Superior de Saúde, as Publicações FFP acolhem também obras de natureza cultural, literária e artística de pessoas e instituições com quem a UFP e a ESS-FP estão protocoladas, como por exemplo, a Academia de Ciências de Lisboa, assim, fazendo jus ao importante papel das editoras académicas no reposicionamento das Humanidades, como área central do desenvolvimento da sociedade.

A editora Publicações Fundação Fernando Pessoa é sócia fundadora da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (APEES), constituída em 2007 com o objetivo de promover a união e o fortalecimento das editoras do ensino superior, de dinamizar o livro universitário e de procurar soluções para os problemas próprios das editoras académicas.

CONSELHO EDITORIAL
Professor Doutor Rui Estrada (Presidente)
Professora Doutora Elsa Simões
Professora Doutora Fernanda Leal
Professor Doutor Pedro Sobral
Professor Doutor José Calheiros
Professora Doutora Isabel Patim
Mestre Adérito Seixas

DIRETORA
Doutora Nadine Trigo

COORDENAÇÃO EDITORIAL
Dra Paula Dias

 

Edifício Pedagógico
Tel.: + 351 225071300 • Ext: 2603
publicacoes@fundacaofernandopessoa.pt

Estrutura orgânica

estrutura

I. Direção

Tem como funções:

• Orientar e planear a publicação de obras de interesse científico-pedagógico e cultural da UFP e da ESS-FP;

• Estabelecer contactos com os centros de investigação e outros órgãos de gestão no sentido de promover a publicação académica;

• Definir o melhor plano editorial e seu respetivo regulamento;

• Desenvolver o intercâmbio de experiências na sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações análogas;

• Reunir, quando necessário o Conselho Editorial e presidir às suas reuniões;

• Elaborar o plano anual de atividades com respetivo orçamento anual;

• Preparar o respetivo relatório de atividades.

 

II. Coordenação editorial

Na dependência da Direção da Editora, tem como funções:

• Assessorar a Direção da Editora e os seus órgãos;

• Coordenar e verificar os processos de candidatura e avaliar se estão cumpridas as condições da sua apresentação de acordo com o regulamento para a edição;

• Dar cumprimento ao plano editorial aprovado;

• Solicitar o ISBN e o respetivo envio de informação para a APEL quando o título estiver publicado.

• Solicitar a sua impressão, caso seja necessário, mediante várias propostas de orçamento.

• Coordenar a comunicação e o marketing de forma a garantir a distribuição, bem como a sua promoção e venda das publicações;

• Promover, junto dos docentes, a publicação de condições e conseguir apoios financeiros, através de entidades externas à Fundação Fernando Pessoa, como forma de apoio à investigação;

• Coordenação de vendas e relatórios de contas.

 

III. Conselho editorial

É o órgão consultivo presidido por um membro nomeado pela direção e constituído por docentes de várias áreas científicas, pertencentes a cada Faculdade. O conselho editorial é assessorado pela coordenação editorial.

Tem como funções:

• Avaliar as propostas de publicação e emitir pareceres sobre a sua originalidade ou interesse pedagógico, científico e cultural;

• Viabilizar meios e critérios que visem garantir o caráter académico e o valor científico do material apresentado para as diferentes publicações;

• Sugerir melhorias de alterações em forma de breve comentário, se forem consideradas necessárias, em função dos parâmetros definidos no regulamento da Editora;

• Apostar no desenvolvimento de um projeto editorial e de um design gráfico diferenciados, devendo seguir a tendência atual das editoras universitárias;

• O Conselho Editorial reúne-se, regra geral, de três em três meses, e extraordinariamente, quando convocado por decisão da Direção.

Regulamento

regulamento
  • 1 - Fundamentos de Gestão e Empreendedorismo
    Opção 1: Jogos de Gestão: Economia para a Gestão e Finanças Empresariais Professor: Jorge Troper (UNIT) Administrador de Empresas (FCAP/UPE), MBA Executivo Internacional em Gestão de Empresas (FGV) - com módulo internacional na Ohio University (USA). É Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais: segurança e defesa, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Master in Finance também pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Professor de Economia e Relações Internacionais e Coordenador de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Santa Helena (Recife). Foi Professor da disciplina Processo Decisório na Universidade de Pernambuco (FCAP). Coordenou o Citybs/IBMEC em Recife - por cerca de dois anos - e foi Professor de Estratégia e Ambiente Macroeconômico dos programas de MBA do IBMEC. Atuou como consultor e assessor econômico da Direção e Board da BDM Eng e Consultoria em Luanda, Angola, onde desenvolveu projetos de estratégia e avaliação económica em diversos setores em países da África Subsaariana. Atualmente é consultor da Qualimétrica Consultoria Económica Empresarial em Lisboa, Portugal. ​ Objetivos do módulo: Fornecer noções básicas de economia aplicadas à prática empresarial. Compreender as forças da oferta e demanda, elasticidades e estruturas de mercado. Compreender basicamente como as políticas fiscais e monetárias podem impactar o ambiente econômico. Comentar basicamente as diferentes políticas cambiais. Em finanças empresariais, o objetivo é discutir pontos básicos sobre o valor do dinheiro no tempo, a importante relação risco x retorno e alguns indicadores financeiros importantes para tomadas de decisão gerenciais. Diferenciar os resultados obtidos através dos inputs na estratégia de gestão de pessoas. Compreender e aplicar diferenciadas ferramentas que agilizam o resultado da organização através das pessoas. Conteúdos programáticos: A ciência econômica e os seus postulados básicos Oferta, demanda e equilíbrio Elasticidade-preço da demanda Estruturas de mercado Noções básicas sobre política fiscal e monetária Políticas cambiais O valor do dinheiro no tempo A relação risco e retorno Indicadores financeiros importantes para a tomada de decisão ​ Opção 2: Organização e gestão de empresas orientada ao empreendedorismo Professor: Ana K. Salazar (UFP) Consultora de Empresas (desde 1994). Sócia-gerente da KS Consulting: Estudos de Mercado; Qualidade, Satisfação e Fidelização; Planeamento Estratégico e de Marketing. Sócia-gerente da KS Lda. Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa. Coordenadora de estudos e projetos do IPDT (2007/2012). Diretora de departamento de produção (1991/1992). Gestora de Produto (1993/1994). Doutorada em Gestão (ISCTE); Mestre em Gestão de Empresas e MBA (PBS). Autora de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Membro do Barómetro da Academia do Turismo do IPDT. Gestora de Projetos (PMI). Revisora científica da EMAC (European Marketing Academy). Membro da Rede de Mentores Regional de Business Angels (Projeto Tâmega e Sousa Empreendedor). ​ Objetivos do módulo: Apresentar a estrutura e componentes de um plano de negócio. Apresentar ferramentas de análise estratégica relevantes para o desenvolvimento fundamentado de um plano de negócios. Demonstrar a importância da pesquisa de mercado e da análise da informação para a definição dos objetivos, estratégia, segmentação e posicionamento e marketing-mix de um plano de negócios. Apresentar ferramentas para a tomada de decisão e avaliação de projetos de investimento. Fazer a aplicação das ferramentas, modelos e tópicos abordados, através do desenvolvimento do draft de um plano de negócio adaptado a cada participante/empresa, numa perspetiva de empreendedorismo. Conteúdos Programáticos: A tomada de decisão nas empresas: tipos e ferramentas O processo de planeamento estratégico Análise das tendências, concorrência e procura Ferramentas de análise estratégica: PEST-E; 5 Forças; SWOT Objetivos: definição e regras Estratégia: definição e tipos Estratégias genéricas, de desenvolvimento e de marketing Análise de projetos de investimento: Orçamentos e cash-flows Critérios de avaliação: VAL, PBP, TIR Motivações, competências e perfil do empreendedor
  • 2 - Marketing
    Opção 1: Marketing, Publicidade e Mercado Professores: Francisco Mesquita (UFP) Professor de Publicidade e Design na Universidade Fernando Pessoa e coordenador da Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para PME ́s. Pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) e Doutorado pela Universidade do Minho, tem desenvolvido trabalho de investigação sobre publicidade exterior, cartaz e moda sustentável, no âmbito da qual tem vários livros e artigos científicos publicados. Foi vice-coordenador do GT de Publicidade da Sopcom. Desenvolve a atividade de publicidade e designer gráfico e é o responsável pela editora Adverte. Participa com regularidade em exposições de artes plásticas, utilizando pigmentos “inteligentes” no seu trabalho. ​ Paulo Ribeiro Cardoso (UFP) Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente na Universidade Fernando Pessoa, desde 1995, nas áreas do Marketing e da Comunicação. Enquanto investigador tem publicado os seus trabalhos em revistas científicas internacionais, tais como: Brazilian Journal of Marketing e International Journal of Business and Management.Tem colaborado, como reviewer, com várias Revistas científicas tais como: International Journal of Retail & Distribution Management e International Journal of Electronic Commerce Studies. Enquanto consultor tem trabalhado na área do comportamento do consumidor, da identidade da marca e do planeamento de comunicação. ​ Objetivos do módulo: Promover os conhecimentos fundamentais sobre o Marketing, a Publicidade e o Mercado, aplicados à realidade empresarial. Fomentar a capacidade de resolução de problemas em contexto empresarial nas áreas relacionadas com o Marketing, a Publicidade e o Mercado. Promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções nas áreas do Marketing, da Publicidade e do Mercado. Fomentar competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo nas áreas do Marketing, da Publicidade e do Mercado. Fomentar competências no sentido de aprofundar o conhecimento e a prática das linguagens visuais na comunicação. Conteúdos programáticos: Estratégias e técnicas de marketing e comunicação: Análise do mercado e da concorrência Gestão de produtos e marcas Comercialização e comunicação omnichanel Comunicação visual e publicidade Criatividade e comunicação Marca e linguagens visuais Identificação institucional Opção 2: Marketing de Serviços Professor: Carlos Schuler (UNIT) Graduado em Publicidade (UFPE) e Administração de Empresas (SOPECE).Pós-graduado em Marketing Estratégico (SOPECE) e Mestre em Gestão Estratégica (UFPE).Sócio-diretor da agência Aveloz Criativa.Professor em IES on-line e presencial, nas áreas de gestão, pessoas, empreendedorismo, comunicação, administração e oratória.Sócio da empresa Metro Quadrado. ​ Objetivos do módulo: Apresentar criticamente o Marketing de Serviços, de forma que, concluído o módulo, o aluno possa: Reconhecer as diferenças e as afinidades entre o Marketing em geral e o Marketing de Serviços, em particular. Tomar conhecimento da situação atual do desenvolvimento teórico do Marketing de Serviço. Ser capaz de adaptar modelos desenvolvidos às realidades do setor de serviços. Ter a base teórica para empreender estudos acadêmicos na áreas de conhecimento abordadas pela disciplina. Conteúdos programáticos: Evolução do Marketing e do Marketing de Serviços Problemas do Marketing de Serviços Decisão sobre as variáveis controláveis de Marketing de Serviços Organização, planejamento e controle no Marketing de Serviços Apresentação trabalho/ Análise de caso
  • 3 - Research
    Opção 1: Análise de Dados para Tomada de Decisão ​ Professor: Edgard Leonardo (UNIT) Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPE; Mestre em Administração pela UFPE; Pós-graduado em Administração com Ênfase em Marketing pela UFRPE; Especialista em Comércio Exterior pela UFRPE; Analista Comportamental DISC / ALAC - Academia Latino Americana de Coach; Especialista em Estudos Prospectivos e Desenvolvimento Econômico da América Latina e Caribe, pelo ILPES / CEPAL - Nações Unidas. Com experiência em gestão de empresas privadas e professor em cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, empreendedor e professor avaliador institucional do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / MEC. ​ Objetivos do módulo: Introduzir o aluno às diversas formas e metodologias para a tomada de decisão em situações com dados e/ou com modelos. Conteúdos programáticos: Análise de dados para tomada de decisão Introdução aos processos de tomada de decisão Vieses e heurísticas Dados, informação e conhecimento para a tomada de decisão Tomada de decisão nas organizações Modelos e incerteza; aplicações práticas Opção 2: Pesquisa de Mercado Professor: Paulo Ramos (UFP) Doutorado em Ciências Empresariais, Ramo Marketing e Estratégia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Master of Science in Marketing pela Cranfield University, UK, Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa e na Universidade Lusíada. Professor convidado em mestrados e Pós-Graduações na UCP/ESB e FCUP. Consultor de empresas para as áreas de Estudos de Mercado, Gestão estratégica e Marketing. Gestor e sócio de empresas do sector vitivinícola e educação e consultoria. Investigador no CBQF/UCP. Member of the editorial board do Journal of Organizational Studies and Innovation da Management and Business Academy, UK. Reviewer no International Journal of Wine Business Research. ​ Objetivos do módulo: O módulo de Pesquisa de Mercado tem como objeto central o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento dos consumidores. Para além disso tem os seguintes objetivos: Compreender a importância do estudo do mercado e do comportamento dos consumidores para a gestão e o marketing. Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais. Definir problemas de investigação. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise quantitativa de dados. Conteúdos programáticos: Definições e Função da Pesquisa de Mercado. Diagnóstico e definição de problemas de pesquisa Designs de Pesquisa Métodos de Pesquisa Qualitativa Métodos de recolha qualitativos Métodos de análise qualitativos Medição e Escalas de Medição Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança Construção de Questionários Análise de Dados. Análise descritiva Testes de hipóteses
  • 4 - Comunicação
    Opção 1: Comunicação emocional Professores: Andreia Galhardo (UFP) É natural de Angola, onde viveu 2 anos, e dividiu os demais entre Bragança e Porto, Portugal. Foi nesta última cidade que desenvolveu os seus estudos académicos, na Universidade Fernando Pessoa. As Ciências da Comunicação foram o seu foco de interesse, mormente a publicidade, na licenciatura, mestrado e doutoramento. Já mais recentemente, o turismo e a internet juntaram-se aos interesses de pesquisa e levaram-na até Cabo Verde para realizar os seus trabalhos de Pós-Doutoramento. Investigações à parte, a docência é a sua profissão, que desempenha na Universidade Fernando Pessoa. ​ Nadine Rombert Trigo (UFP) Pró-Reitora Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa. Doutorada em Ciências da Informação e da Comunicação (Universitè du Sud Toulon-Var). DEA Veille et Intelligence Compétitive (Universitè du Sud Toulon-Var ). Cursos breves: Understanding Memory: Explaining the Psychology of Memory through Movies (Wesleyan University). The Ethics of Memory (Brown University). An Introduction to Consumer Neuroscience and Neuromarketing (Copenhagen Business School). ​ Objetivos do módulo: Fornecer bases teóricas e conceptuais que permitam enquadrar a importância dos fatores emocionais para a compreensão do comportamento humano. Compreender a importância do estabelecimento de vínculos emocionais entre o consumidor e o produto/marca através dos 5 sentidos. Saber aperfeiçoar as qualidades sensíveis dos espaços de venda. Compreender estratégias para fazer da experiência de compra um momento emocional e prazenteiro. Conteúdos programáticos: O que são emoções, como avaliar e quais as suas funções Breve enquadramento histórico e modelos actuais no estudo das emoções Emoções e tomada de decisão -Crítica do modelo racional de tomada de decisão O Ato de compra: uma decisão emocional? O Marketing experiencial e sensorial Os 5 sentidos: multissensorialidade no local de compra Opção 2: Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa ​ Professor: Sofia Gaio (UFP) Professora Auxiliar na UFP. Doutoramento em Gestão Industrial. Mestrado em Ciências da Comunicação. Licenciatura em Relações Públicas. Executive MBA. Perita externa da Agência da Ciência e Ensino Superior da Croácia, da Agência Nacional da República da Eslovênia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior e da Agência Nacional da Letónia para a Qualidade no Ensino. Tem ampla experiência de trabalho em agências de comunicação internacionais que constam nos primeiros 50 lugares no Ranking Holmes Report das maiores agências do mundo contando com clientes nos setores da aviação, energia, ouro, I & D, confederações empresariais, agências de investimento, online betting, partidos políticos e câmaras municipais. Partner da Kreab Worldwide. Project Manager da First Five Consulting. Membro do grupo de trabalho da APECOM para a legislação do lobbying em Portugal. Objetivos do módulo: Compreender a importância estratégica da comunicação para o sucesso comercial e organizacional. Distinguir diferentes tipos de comunicação empresarial. Desenvolver processos de diagnóstico e planeamento estratégico no âmbito da comunicação. Aplicar os conhecimentos e utilizar as diferentes áreas da comunicação empresarial ao serviço da promoção e desenvolvimento institucional. Fazer uma gestão operacional da assessoria de imprensa. Conteúdos programáticos: Comunicação empresarial Fundamentos de comunicação empresarial Do diagnóstico à estratégia de comunicação Gestão da imagem institucional Comunicação de crise Stakeholders engagement Responsabilidade social Publicidade Comunicação de marketing Comunicação interna Assessoria de imprensa Funções da assessoria de imprensa Pitching Preparação de press releases e conferências de imprensa Preparação para entrevistas Gestão de solicitações de jornalistas Práticas de relações com os media em gestão de crises
  • 5 - Recursos Humanos
    Opção 1: Gestão de Pessoas em metodologias ágeis Professor: Julio Pascoal (UNIT) Palestrante. Treinador Internacional. Especialista em Comunicação e Comportamento Humano. Objetivos do módulo: Atender às novas exigências e inovações das práticas em gestão de pessoas. Em um cenário de constantes mudanças, a capacidade de atuar de forma colaborativa e a criatividade são diferenciais competitivos para as pessoas e as organizações. Para atender a demandas do mundo contemporâneo, estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico das modernas abordagens de gestão de pessoas, os interesses estratégicos das organizações e a necessidade de uma gestão humanística, se faz necessário a valorização do autodesenvolvimento dos profissionais envolvidos. ​ Conteúdos programáticos: Gestão de pessoas em tempos de mudanças Ferramentas estratégicas em Gestão de Pessoas Gestão das habilidades e competências em ambiente dinâmico e competitivo Cultura organizacional e resultados Opção 2: Liderança e Gestão de Conflitos Professor: Pedro Cunha (UFP) Professor Associado com Agregação na UFP e convidado na Porto Business School (Universidade do Porto). Pós-Doutorado e Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica. Licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto. Certificado de Mediador de Conflitos e Mediador Familiar. Autor de “Conflito e Negociação” (2008) e co-autor de “Manual de Gestão Construtiva de Conflitos (2016) e “Gestão de Conflitos na Escola (2018). Co-coordenador de “Gestão de Conflitos na Saúde” (no prelo) e “Gestão de Conflitos na Família” (2019). Desde há cerca de 20 anos que os seus interesses profissionais e de investigação são prioritariamente na gestão de conflitos, negociação e mediação. Tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras e em livros da especialidade. Objetivos do módulo: Desenvolver competências comportamentais para a obtenção de resultados positivos na gestão de conflitos, nomeadamente no processamento de informação e na tomada de decisões, procurando-se que os participantes possam alcançar acordos mais eficazes na sua atividade profissional; Desenvolver competências emocionais na gestão de conflitos e na liderança de equipes; Promover competências cognitivas na gestão de conflitos e na liderança; Incrementar a racionalidade de decisão na resolução de conflitos e no exercício da liderança. Conteúdos programáticos: O conflito interpessoal: conceito e abordagens O conflito como oportunidade e como ameaça A gestão construtiva de conflitos: competências e estilos de gestão de conflito A negociação eficaz A liderança eficaz: tipos e processos de liderança organizacional
  • 6 - Digital
    Opção 1: Ferramentas Digitais Professor: a definir Objetivos do módulo: Apresentar os principais conceitos digitais e seus impactos no comportamento do consumidor, e assim aumentar a relevância da sua marca com o uso de ferramentas digitais; Conteúdos programáticos: Introdução ao Marketing Digital; Instagram Ads; Google Ads Rede de Pesquisa; Google Ads Rede de Display; Google Ads Remarketing;. SEO - Seu site no topo do Google Facebook Ads; Email Marketing. LinkedIn Ads. Google Analytics. Métricas e KPIs de Performance Opção 2: Inovação e Estratégia Digital Professor: Joebson Oliveira (UNIT) Bacharel em Administração com MBA em Gestão empresarial e formado em cinema. Especialista com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão Comercial, Marketing e Gestão de Projetos, com passagens estratégicas por empresas Multinacionais e Nacionais de grande porte. Vivências também como Consultor organizacional com atuação internacional. Objetivos do módulo: Apresentar aos profissionais as novas tecnologias com foco na inovação, desenvolvendo estratégias eficientes por meio do aprendizado de conceitos disruptivos. Conteúdos programáticos: O que é inovação? Impactos da inovação no mundo Cases de sucesso Principais metodologias de inovação (Design Thinking, Sprint, SCRUM) Estratégia digital
  • 7 - Immersive Weekend
    Fim de semana com 10h de sessões online síncronas com atividades de grupo UFP/UNIT e troca de experiências entre formandos.

Normas gerais de publicação

normas

I. Formatação

1. Os títulos e subtítulos devem ser numerados (numeração árabe) e escritos a negrito (bold);
2. As citações diretas ao longo do texto devem estar entre aspas e seguidas de sobrenome do autor, ano, página; caso excedam as 40 palavras devem aparecer num bloco de texto independente, destacado e sem aspas;
3. As citações indiretas, ou paráfrases, devem ser seguidas de sobrenome do autor e ano;
4. Figuras, gráficos e quadros intercalados no texto, devem apresentar-se centrados, legendados (legenda numerada – numeração árabe, a tamanho 10);
4.1. Figuras e outro material gráfico:

• As ilustrações têm que ser entregues preferencialmente com a dimensão máxima da área útil da paginação — 110 mm de largura, 174 mm de altura — devem ser numeradas pela ordem em que aparecem no texto e ser fornecidas em formato TIFF com 300 dpi.

• Equações ou fórmulas têm que ser formatadas de uma forma precisa e consistente, indicando também os sítios onde a fórmula poderá ser dividida caso esta ocupe mais do que uma linha de texto.
• Gráficos, mapas ou desenhos devem ser compostos em Illustrator e fornecidos em formato nativo (.ai ou .pdf). Os gráficos poderão também ser executados em Excel, desde que sejam fornecidos em formato TIFF com a resolução de 300 dpi.
5. O texto não deve ser paginado, nem apresentar cabeçalhos ou rodapés preenchidos.

II. Organização/Estrutura do Texto

O texto deverá apresentar a estrutura que se apresenta de seguida: 1. Título; 2. Nome(s) do(s) autor(es) e respetiva filiação institucional; 3. Resumo (máximo de 250 palavras) e 4 palavras-chave, seguido de abstract (máximo de 250 palavras) e 4 keywords4. Corpo de texto (títulos e subtítulos); 5. Conclusão; 6. Referências bibliográficas e, eventualmente, outras normas não referidas neste documento: consultar, e seguir, APA – guidelines, disponíveis em  https://www.apastyle.org/

 

Notas:
1. Os textos devem ser predominantemente teóricos;
2. Os textos podem ser escritos em Português ou em Inglês;
3. Os textos devem ser apresentados em forma corrida sem qualquer formatação especial, para além das mencionadas acima;
4. A lista completa das referências bibliográficas surgirá no fim, por ordem alfabética de sobrenome dos autores das obras que tenham sido efectivamente referidas ao longo do texto.

Importante: Estas regras tem que ser estritamente cumpridas, sob pena de ficar suspensa a publicação da obra.
A Editora da Universidade calcula que a produção final de uma obra, desde que é apresentada a sua versão definitiva, seja entre os 9 e 12 meses, podendo neste caso encurtar, se o formato for ebook.

Proposta de publicação

proposta

O Autor deve submeter o formulário da proposta de publicação, preenchendo a seguinte informação: Dados do autor: Nome completo ⬝ Morada ⬝ contacto telefónico ⬝ e-mail ⬝ Instituição a que pertence ⬝ Categoria Profissional ⬝ Resumo Biográfico até 500 carateres, incluindo o local, data de nascimento, atividade profissional e obras publicadas ⬝ Indicar outras obras do autor se houver

Dados da obra: Título ⬝ Sub-título ⬝ Autor(es) ⬝ Índice ⬝ 3 Palavras chave ⬝ Língua original ⬝ Resumo abreviado da obra (máximo 5 linhas) ⬝ Resumo da obra para contra-capa até 500 ⬝ Público Alvo ⬝ Indicar algumas boas razões para a publicação da obra ⬝ Tipo de Obra

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