Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa

Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa

Atualizado: 30 de set. de 2022

Estão a decorrer as candidaturas para atribuição de 10 bolsas no âmbito do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2022 - SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers, até dia 29 de setembro de 2022, às 17 horas (hora de Lisboa).

Podem ser submetidas candidaturas de qualquer área científica, que contribuam para aumentar o conhecimento nas seguintes áreas:

-Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;

-A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e risco de pandemias;

-Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias de origem virológica, incluindo vacinas;

- Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico de doenças virológicas;

-Caracterização dos mecanismos de infeção viral;

-Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;

-Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate a doenças virológicas;

-Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido;

-Impacto psicológico e alterações de comportamento associados a epidemias ou pandemias de origem virológica.

Estas bolsas são destinadas a cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados-membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político. A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de meses solicitado em candidatura, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos nem superior a 48 meses.

Mais informações podem ser consultadas aqui