Curso de Diretor de Segurança | Fundação Fernando Pessoa
banner_paralax_cds_1.png

Curso de Diretor de Segurança - Atualização

Sobre o curso (2ª edição - Modalidade E-Learning)

Pela circular 04/SP/2022, de 23/06/2022, o Departamento de Segurança Privada da PSP determinou que, desde o dia 01 de agosto de 2022, “os Diretores de Segurança, no processo de renovação da sua habilitação, deverão fazer prova, conjuntamente com a documentação necessária à renovação da sua habilitação, da frequência e aprovação do curso de atualização.”

A Universidade Fernando Pessoa, em correspondência, oferece o curso de atualização da formação de Diretor de Segurança, com duração de 60 horas, que assegura a lecionação das temáticas definidas nas alíneas a), d), e), i), k), n) e o) do n.º 4, do artigo 22.º da Portaria n.º 304/2021, de 17 de dezembro, que alterou a Portaria n.º 148/2014, de 18 julho.

A Universidade Fernando Pessoa vai para a 19.ª edição do Curso de Diretores de Segurança, num percurso, equivalente a uma década, que formou cerca de 400 profissionais, muitos dos quais, agora, em revalidação dos títulos profissionais, connosco partilharão saberes e experiências que se constituam como contributos de atualização e de proficiência do desempenho num setor de vital importância para a manutenção da segurança de pessoas, de bens e de estruturas.

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:

Corresponder, em conhecimentos e, por eles, em habilitação formal, às exigências estabelecidas na Portaria n.º 304/2021, de 17 de dezembro, que alterou a Portaria n.º 148/2014, de 18 julho.

CURSO
DESTINATÁRIOS

Destinatários

Diretores de Segurança que pretendam renovação da sua habilitação nos termos definidos pelo o Departamento de Segurança Privada da PSP através da circular 04/SP/2022, de 23/06/2022, que observa o estabelecido na Portaria n.º 304/2021, de 17 de dezembro, que alterou a Portaria n.º 148/2014, de 18 julho

Seriação e seleção:
1. A seriação dos candidatos far-se-á relevando a experiência profissional na área do curso, considerada pelos anos de trabalho, a formação escolar e a formação profissional.
2. As situações indiferenciadas serão apreciadas, com vista à seriação, tendo por critério o perfil dos candidatos mediante a realização de entrevista.

N.º mínimo de formandos: 20

Conteúdos Programáticos

MÓDULO 1 - Regime Jurídico do Exercício da Atividade de Segurança Privada, 10 horas letivas.
MÓDULO 2 - Segurança Física, 8 horas letivas.
MÓDULO 3 - Segurança Eletrónica, 8 horas letivas.
MÓDULO 4 - Segurança da Informação, Cibersegurança e Proteção de Dados Pessoais, 10 horas letivas.
MÓDULO 5 - Planeamento e Gestão da Segurança Privada, 8 horas letivas.
MÓDULO 6 - Gestão de Equipas, 8 horas letivas.
MÓDULO 7 - Colaboração com a Segurança Pública, 8 horas letivas

Metodologia de Formação

Metodologia expositiva e ativa.
Estudos de caso no âmbito da segurança privada.

Sistema de Avaliação

Avaliação de diagnóstico, formativa e sumativa, exigência de assiduidade para conclusão e obtenção de certificação.

Modalidades e Formas de Organização da Formação

O curso de atualização DS é ministrado em regime de blended learning por conjugação de formação síncrona e assíncrona, a distância, com formação presencial.

Recursos Pedagógicos e Didáticos

Materiais de apoio às aulas, em suporte papel e/ou suporte digital (PDF).

Recursos audiovisuais disponíveis em sala de aula/ Computador.

FORMADORA

Coordenação e Formadores

Coordenação
Prof. Doutor Rui Leandro Maia

Doutor em Sociologia. Docente da UFP

Coordenação Técnica
Dr. António Marques

Formadores

António Marques
Licenciado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Fernando Pessoa, em 2002. Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, em 2005. Auditor Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social. Formação e experiência profissional diversas na área de segurança privada, nomeadamente, em Diretor de Segurança e Coordenador de Segurança.

Daniel Seabra
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa obtido em 2009. Mestre em Antropologia pela Universidade do Minho obtido em 1999. Licenciado em Antropologia pelo Instituto Erasmus obtido em 1995.

Fernando Frazão
Mestrando em Ciências Policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Pós-Graduado em Gestão e Direção de Segurança pela Universidade Autónoma de Lisboa, em 2016. Pós-Graduado em Ciências Policiais: Especialização em Criminologia e Investigação Criminal pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, em 2014. Licenciado em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa, em 2013.

Jerry Silva
Mestre em Direito do Desporto, pela universidade Lusíada do Porto, em 2002. Especialização em Desporto Profissional, pela Universidade de Direito de Coimbra, em 2010. Licenciado em Direito pela Universidade Portucalense, em 1995. Formação diversa na área do Direito e do Desporto.

Paulo Rurato
Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro obtido em 2008. Mestre em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa obtido em 1999. Licenciado em Direito pela Universidade Portucalense obtido em 1990.

José Novais
Bacharel em Engenharia Informática, pelo instituto Superior de Engenharias Avançadas, em 1998. Diretor de Segurança, com formação diversa na área de segurança.

Joaquim Lopes. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, em 2014. Formação diversa na área de sistemas informáticos e de segurança.

Luís Carvalho
Licenciado em Segurança Comunitária, pelo Instituto Superior de Ciências e Administração – ISCIA, em 2015. Diretor de Segurança, com formação diversa na área de segurança.

Manuela Nisa Ribeiro

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Portucalense. Licenciada em Comunicação social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa obtido em 1984.

Ricardo Bessa
Licenciado em Criminologia, pelo Instituto Superior da Maia. Diretor de Segurança, com formação e experiência profissional avançada.

Rui Cruz
Mestre na Especialidade de Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2009. Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho – Nível V, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2009. Licenciado em Engenharia Química, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2002. Formação na área de segurança.

DURAÇÃO

Duração & Horário

Datas
Modalidade E-Learning: de 19 de fevereiro a 04 de abril de 2024.

Horário

Dias úteis: 19:00-23:00.

Duração
60 horas.

CERTIFICAÇÃO

Certificação

Metodologia
Serão utilizados os métodos expositivo, demonstrativo e ativo, recorrendo à análise de casos práticos e a trabalhos individuais e/ou em grupo.

Avaliação
O sistema de avaliação dos módulos tem por referência os objetivos e os conteúdos fixados nos respetivos planos e é da responsabilidade do formador ou da equipa de formadores. A aprovação dos formandos reflete igualmente o seguinte regime de faltas: a participação dos formandos na formação de contacto é obrigatória, com uma percentagem mínima de frequência a 70% das aulas em cada módulo.

Certificação

No final da formação, será atribuído um Certificado de Formação aos formandos que concluírem o curso com aproveitamento.

CONDIÇÕES

Condições & Custos

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online.
2. Proceder a pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@fundacaofernandopessoa.pt), à Academia FP.

Observações:
– A inscrição com pagamento prévio é condição fundamental para garantia de vaga, existindo um limite mínimo de formandos inscritos para viabilização e confirmação definitiva da realização da ação.
– Apenas serão autorizadas devoluções por cancelamento ou adiamento da ação, ou seja, por motivo alheio ao formando e mediante requisição do mesmo.

Taxas*

Regime geral: 450.00€.

Regime Específico: 400.00€ (aplicável a antigos alunos da UFP).

Certificado: 25,00€.

A regularização pode ser feita na totalidade ou em pagamentos faseados.