Tratamento Estatístico de Informação Ped | Fundação Fernando Pessoa
banner_paralax_teip(spss)_1.png

Tratamento Estatístico de Informação Pedagógica (SPSS)

Sobre o curso

Formação Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua,
com registo: CCPFC/ACC-93438/17

No final da formação, o formando deverá ser capaz de:
– A partir de uma base de dados nominal, constituir um ficheiro de tratamento e análise estatística de informação pedagógica, com vista a introduzir novos indicadores de medição do impacto de medidas pedagógicas a adoptar nas escolas, por exemplo, para alunos com necessidades de aprendizagem e para disciplinas de insucesso contínuo, como a Língua Portuguesa e a Matemática, bem como do impacto que o apoio externo à Escola pode ter na aprendizagem dos alunos.
– Sensibilizar a Escola par a dimensão sistémica e cultural do ensino.

CURSO
DESTINATÁRIOS

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

N.º de formandos: 12 (min) a 20 (max)

Módulo 1: Noções Fundamentais de Estatística

Formador

Rui Leandro Maia
Doutorado em Sociologia.

Mestre em História das Populações.

Licenciado em Ciências Históricas.

DURAÇÃO

Duração & Horário

Duração

A definir.

CERTIFICAÇÃO

Certificação

Metodologia
– Exposição dos conteúdos necessários ao tratamento e análise estatística de informação pedagógica;
– Recolha, introdução e sistematização de informação pedagógica por parte do participante, como sejam os registos de observação/avaliação dos alunos, por forma a constituir um único ficheiro adaptado à apresentação gráfica das variáveis, e respectivas categorias, e ao tratamento estatístico por componente de indicadores;
– Tratamento e análise de informação pedagógica, utilizando software apropriado em estatística: constituição de uma base de dados comum, projecção dos dados e análise de inferências, percepção da existência de eventuais relações entre variáveis pedagógicas e outras, como as de natureza sócio-demográfica, familiar e cultural.

Avaliação
Avaliação contínua, através da realização de um trabalho prático e da apresentação de um relatório final, com atribuição de classificação. A conclusão com aproveitamento e a emissão de certificado de participação implicam a frequência de um mínimo de 70% das horas totais do Curso.

Certificação
No final da formação, será atribuído um Certificado de Participação com 1 crédito, aos formandos que concluírem o Curso com aproveitamento e que respeitarem o limite máximo de faltas de 30% das horas totais do Curso, e com classificação quantitativa (numa escala de 0 a 10 valores) e qualitativa (oscilando entre o insuficiente e o excelente), em correspondência com os termos de orientação conjunta CCPFC/DGRHE (Carta Circular CCPFC 3/2007).

Para os efeitos previstos no número 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores de Infância e de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.Para efeitos do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

CONDIÇÕES

Condições & Custos

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online.
2. Proceder a pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@ufp.edu.pt), à Academia FP.

Observações
– A inscrição com pagamento prévio é condição fundamental para garantia de vaga, existindo um limite mínimo de formandos inscritos para viabilização e confirmação definitiva da realização da ação.
– Apenas serão autorizadas devoluções por cancelamento ou adiamento da ação, ou seja, por motivo alheio ao formando e mediante requisição do mesmo.

Taxas
Regime Geral: 90€
Regime Específico: 70,00 Euros (entidades protocoladas com a UFP neste âmbito de formação)
Certificado: custo adicional de 5€