Segurança no Trabalho - Primeiros Socorr | Fundação Fernando Pessoa

Primeiros Socorros

CURSO

Sobre o curso

O curso visa consolidar um conjunto de competências ao nível da atuação em segurança perante uma situação pré-hospitalar seguindo os protocolos estipulados.

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
1. Identificar e caracterizar situações de emergência;
2. Reconhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica;
3. Saber atuar em segurança perante situações de doença súbita;
4. Saber atuar em segurança perante situações de hemorragias, trauma e intoxicação;
5. Reconhecer e atuar em segurança perante uma situação de Obstrução da Via Aérea;
6. Reconhecer uma situação de paragem cardiorrespiratória e atuar conforme o protocolo de Suporte Básico de Vida (adulto).

DESTINATÁRIOS

Destinatários

• Responsáveis de SST;

• Empresas que pretendem a atualização técnica dos seus colaboradores em matérias de Primeiros Socorros em contexto laboral.

N.º Mínimo de formandos: 8

Módulo 1: Organização da Emergência no local de trabalho (5 horas)
– Sistema Integrado de Emergência
– Funcionamento do 112
– Comportamento perante o sinistrado

Módulo 2: Emergência Médica no local de trabalho (5 horas)
– Doenças Súbitas
– Intoxicações
– Queimaduras
– Crises Convulsivas

Módulo 3: Suporte Básico de Vida (6 horas)
– Obstrução da Via Aérea
– Protocolo Suporte Básico de Vida Adulto

FORMADORA

Formador

A execução da ação de formação será assegurada por Formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Competências Profissionais (antigo CAP) –, com formação superior e com conhecimentos teóricos e práticos aprofundados dos conteúdos apresentados.

Rui Filipe Pereira Leite
Desde 2006 – Bombeiro Operador de Socorro – Chefe de Equipa

Aeroporto do Porto / Bombeiros de Moreira Maia
Chefia de Equipa em Operações de Combate a Incêndios Urbanos e Aeronaves;
Gestão de Operações de Socorro
Desde 2003 – Brigada Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais – Chefe de Equipa
Combate a Incêndios Florestais e Urbanos
Patrulhamento de zonas de Risco
Integração em Grupos de Reforço e Socorro

DURAÇÃO

Duração & Horário

Duração

A definir.

CERTIFICAÇÃO

Certificação

Expositiva, Ativa e Demonstrativa.
Formação teórico-prática com recurso à utilização de um manequim de Suporte Básico de Vida e de uma válvula descartável por formando.

Avaliação
A avaliação da aprendizagem será efetuada pela aferição do desenvolvimento de cada formando ao longo da ação.

Momentos de avaliação:

• Avaliação diagnóstica;

• Avaliação formativa: assiduidade, participação e empenho nas sessões;

• Avaliação prática (2horas)

• Teste escrito (1hora)

• Avaliação reação satisfação formandos e formadores – aplicação de instrumento

Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores (numa escala de 1 a 20 valores), e tenha registado uma frequência efetiva igual ou superior a 95% da carga horária total do curso.

Certificação
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final global resultante da média final de todos os momentos de avaliação.

CONDIÇÕES

Condições & Custos

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online.
2. Proceder a pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@ufp.edu.pt), à Academia FP.

Observações:
– A inscrição com pagamento prévio é condição fundamental para garantia de vaga, existindo um limite mínimo de formandos inscritos para viabilização e confirmação definitiva da realização da ação.
– Apenas serão autorizadas devoluções por cancelamento ou adiamento da ação, ou seja, por motivo alheio ao formando e mediante requisição do mesmo.

Taxas

Regime Geral: 151€
Regime Específico: 135€ (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidades protocoladas)
Certificado: 25€