banner_paralax_ai_1.png

Avaliação Imobiliária

Sobre o curso (18ª edição)

 

Sensibilizar o formando para os principais aspetos relacionados com a atividade de avaliação imobiliária. Dar a conhecer os conceitos ligados à avaliação imobiliária, tipos de imóveis a avaliar, os vários métodos de avaliação, e a aplicabilidade de cada um deles. No final da formação o formando deverá ter adquirido as competências necessárias para proceder à avaliação dos imóveis mais comuns – apartamentos, moradias, estabelecimentos comerciais, edifícios industriais, etc.

Como temas complementares, dá-se especial atenção às avaliações de âmbito fiscal e a métodos avançados de avaliação imobiliária – método do Cash-Flow.

Este curso foi considerado relevante pelo InCI (Instituto da Construção e do Imobiliário), para efeitos da revalidação da licença do exercício da respectiva atividade de mediador imobiliário, de acordo com previsto no Artº9 da Portaria 1326/2004 de 19 de Outubro (Artigos 4º e 9º). Deste modo, este curso pode ser frequentado para efeitos de formação contínua.

O curso não permite a inscrição na CMVM. Pretende apenas dar aos formandos as noções básicas de avaliação imobiliária, introduzindo, nomeadamente, os 3 principais métodos de avaliação: método comparativo ou de mercado, método do custo e método do rendimento.

Metodologia
 

Versão Presencial:
– Aulas teórico-práticas, em sala de aula e com recurso a projeção.
– A exposição do conteúdo teórico será realizada conjuntamente com a execução de exemplos práticos que servirão de corpo à formação, para que os formandos possam acompanhar casos reais.
–  Material de Apoio: serão fornecidos apontamentos de apoio às aulas, em suporte papel e suporte digital (PDF) com as bases teóricas, os exemplos de aplicação e a legislação essencial aos vários temas abordados.
 

Versão E-learning:
As aulas serão desenvolvidas pela conjugação de procedimentos caraterizados pela interação direta, as sessões síncronas com uso de tecnologia de áudio e vídeo, pela interação indireta, as sessões assíncronas com uso de comunicação escrita em plataforma virtual (http://uv.ufp.pt/), e pela valorização da dimensão formativa, ao longo de todo o processo de aprendizagem, através do estabelecimento da comunicação entre intervenientes, formador-formandos, susceptível, no limite, produzir feedbacks corretivos que garantam a verificação das aprendizagens e das competências.

 
 

Destinatários

 

  • Engenheiros, arquitetos, mediadores imobiliários e, de uma maneira geral, todos os intervenientes no sector imobiliário que se pretendam iniciar na área da avaliação imobiliária e nos temas complementares propostos.

  •  

  • Podem também frequentar este curso mediadores imobiliários que pretendem revalidar a licença do exercício da respectiva atividade de mediador imobiliário.

  • N.º de formandos: 12 (min) a 20 (max)

 

Programa

 

Módulo 1: Generalidades Sobre Avaliações Imobiliária

Conteúdos programáticos
Fazer um enquadramento geral da actividade de avaliador imobiliário, nomeadamente:
– aspectos legais relacionados com a actividade;
– entidades que podem solicitar uma avaliação imobiliária;
– certificações e valorização profissional;
– normas e organismos que supervisionam a actividade dos avaliadores imobiliários, tanto a nível nacional como internacional.

Competências a adquirir pelos formandos
Percepção, por parte dos formandos do que é a actividade de avaliador imobiliário, as potencialidades a nível profissional que a actividade oferece (saídas profissionais) e o esforço necessário, a nível académico, para evoluir e ganhar competências adicionais na área.

Módulo 2: Variáveis Explicativas que Interessam às Avaliações Imobiliária

Conteúdos programáticos
Introduzir o conceito de variável explicativa e a sua importância para caracterizar os imóveis objecto de avaliação. As diversas variáveis explicativas, a sua escolha em função do imóvel a avaliar e o respectivo peso na determinação do valor do imóvel.

 

Competências a adquirir pelos formandos
Capacidade para escolher as variáveis explicativas mais adequadas à avaliação de cada imóvel, bem como definir com bom senso o peso de cada uma delas na avaliação do imóvel em questão.
Dominar a variável “área”, saber quais as áreas que interessam em cada caso e saber medir as áreas que interessam à avaliação de forma correcta.

Módulo 3: Os Métodos Tradicionais de Avaliação – Mercado, Custo e Rendimento

Conteúdos programáticos
Introduzir e desenvolver os métodos tradicionais de avaliação (método de mercado ou método comparativo, método do custo e método do rendimento).

– Método de mercado

  • Aplicabilidade do método

  • Métodos de prospecção

  • Selecção das variáveis explicativas relevantes

  • Tratamento estatístico e validade estatística da amostra

  • Homogeneização das características dos imóveis da amostra

  • Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

 

– Método do custo

  • Aplicabilidade do método

  • Os vários custos associados ao método e como os obter

  • As variantes do método (evolutivo / involutivo, ou método do valor residual)

  • Limitações do método

  • Depreciação e apreciação

  • Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

​​

– Método do rendimento

  • Aplicabilidade do método

  • As taxas que interessam a este método

  • Breve introdução a alguns conceitos financeiros

  • Aplicação do método à avaliação de imóveis antigos e com rendas desactualizadas

  • Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

 

Competências a adquirir pelos formandos

Neste importante módulo, os formandos deverão adquirir as competências necessárias para aplicar os métodos em questão na avaliação dos imóveis mais comuns – apartamentos, moradias, estabelecimentos comerciais, armazéns, terrenos com capacidade construtiva – com especial relevância para os seguintes aspectos:
– saber selecionar qual o método ou métodos a aplicar na avaliação de cada imóvel;
– perceber a importância de aplicar mais do que um método na avaliação do imóvel, de modo a obter pelos menos 2 valores que se auto-validam;
– entender as limitações inerentes a todos os métodos.

Módulo 4: O Relatório de Avaliação Imobiliário

 

Conteúdos programáticos
A importância do relatório de avaliação imobiliária. Como organizar o relatório de avaliação. Pontos essenciais que devem constar do relatório de avaliação imobiliária. Normalização existente – a nível nacional e internacional – no que diz respeito à elaboração do relatório. A importância desta normalização no sentido de o conteúdo do relatório ser facilmente apreendido pelo seu destinatário.

 

Competências a adquirir pelos formandos
No final deste módulo, os formandos deverão ser capazes de elaborar um relatório de avaliação imobiliária que inclua os pontos essenciais e que cumpra a normalização existente.

Módulo 5: Avaliações de Âmbito Fiscal

Conteúdos programáticos
Enquadramento geral das avaliações fiscais. O cálculo do VPT (Valor Patrimonial Tributário) e as situações em que este valor é utilizado. Fórmula de cálculo do VPT e a explicação exaustiva dos 6 parâmetros que intervêm na fórmula. Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

Competências a adquirir pelos formandos
No final deste módulo, os formandos deverão ser capazes de calcular o VPT dos imóveis mais comuns (apartamentos, moradias, estabelecimentos comerciais, armazéns, terrenos com capacidade construtiva).

Módulo 6: Introdução a Métodos Avançados de Avaliação Imobiliária – Método do Cash-Flow

 

Conteúdos programáticos
Explicação geral do método e a sua finalidade. Aprofundamento de alguns pontos já abordados no Módulo 3, nomeadamente as taxas e alguns conceitos financeiros. Situações em que o método deve ser aplicado em detrimento dos métodos estáticos. Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

Competências a adquirir pelos formandos
No final deste módulo, os formandos deverão ser capazes identificar as situações em que o método do Cash-flow deve ser aplicado, bem como dominar alguns conceitos financeiros essenciais à aplicação do método.

Módulo 7: Introdução à Avaliação de Imóveis Rústicos

Conteúdos programáticos
Breve introdução à avaliação dos imóveis rústicos. Conhecimentos e informação necessária para fazer a avaliação de um imóvel rústico. Valor de um imóvel rústico em função do tipo dos produtos agrícolas. Custos e rendimentos de uma exploração agrícola. Aplicação dos conceitos adquiridos em exercícios práticos fornecidos pelo formador.

Competências a adquirir pelos formandos
No final deste módulo, os formandos deverão ficar com conhecimentos superficiais sobre a avaliação de imóveis rústicos, nomeadamente, como obter alguma da informação essencial à avaliação.

 

Formadores

 

Coordenador
Miguel Ferreira

Mestre em Construção de Edifícios

e Doutor em Engenharia Civil

Formador
José Pimentel

Licenciado em Engenharia Civil e formador certificado pela CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Docente convidado pela UFP. Projetista de obras de engenharia civil, realização de avaliações imobiliárias e vistorias técnicas a edifícios.

 

Duração & Horário

 

Duração:
30 horas

Datas e Horários:
– 21 de novembro (sábado), das 09h às 13h;
– 23 de novembro (2ª feira), das 19h às 23h,
– 28 de novembro (sábado), das 09h às 13h;
– 30 de novembro (2ª feira), das 19h às 23h;
– 05 de dezembro (sábado), das 09h às 13h;
– 12 de dezembro (sábado), das 09h às 13h;
– 14 de dezembro (2ª feira), das 19h às 23h;
– 19 de dezembro (sábado), das 10h às 12h.

 

Certificação

 

Avaliação
Trabalho individual consistindo na elaboração de um relatório de avaliação de um imóvel à escolha do formando.

Certificação
No final da formação, será atribuído um Certificado de Formação da UFP aos formandos que concluírem o Curso com aproveitamento, creditando-se 2 ECTS (30 horas de contacto e 20 horas de trabalho individual). O aproveitamento fica condicionado à obtenção de nota positiva no trabalho prático e à frequência de, pelo menos, 75% das horas de formação. Caso o formando pretenda que o Curso seja utilizado para efeitos de formação contínua necessária para a revalidação da licença do exercício da atividade de Mediador Imobiliário, terá de frequentar 100% das aulas. O curso não permite a inscrição na CMVM.

 

Condições & Custos

 

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online.
2. Proceder a pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@ufp.edu.pt), à Academia FP.

 

Observações:
– A inscrição com pagamento prévio é condição fundamental para garantia de vaga, existindo um limite mínimo de formandos inscritos para viabilização e confirmação definitiva da realização da ação.
– Apenas serão autorizadas devoluções por cancelamento ou adiamento da ação, ou seja, por motivo alheio ao formando e mediante requisição do mesmo.

 

Taxas

Regime Geral: 160€
Regime Específico: 145€ (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidades protocoladas com a UFP).
Certificado: 25€