banner_paralax_icp_1.png

Introdução à Cirurgia Pediátrica Health4Moz

Sobre o curso

 

Objetivos Gerais:

O Curso de Introdução à Cirurgia Pediátrica Health4Moz visa dar uma perspectiva geral aos formandos sobre as doenças cirúrgicas na infância bem como dotá-los de capacidades e competências para diagnosticar, orientar e tratar as doenças mais comuns do âmbito da Cirurgia Pediátrica.

 

Objetivos Específicos:

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: Reconhecer as principais patologias cirúrgicas na infância; distinguir o desenvolvimento normal do anómalo da criança; proceder a uma avaliação cuidada, referenciação, diagnóstico e tratamento inicial da criança com patologia cirúrgica; construir uma rede de diagnóstico e referenciação para as patologias do âmbito da Cirurgia Pediátrica; aplicar os conhecimentos à realidade moçambicana.

 
 

Destinatários


Médicos (especialistas e residentes) de Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Medicina Geral e Familiar de Moçambique.

Vagas: 

40 participantes selecionados por CV resumido.

Prioridade de seleção a internos moçambicanos das especialidades supra. Caso as vagas não sejam preenchidas por estes candidatos, serão aceites em segundo grau de prioridade inscrições de residentes ou especialistas de medicina geral de Moçambique.

Finalmente poderão ser aceites internos e especialistas de outros países.

 

Conteúdos Programáticos

 

Coordenador(es)/Formadores

 

Coordenação:

João Moreira Pinto (Porto), Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Hospital-Escola da Universidade do Fernando Pessoa, Doutorado em Medicina pela Universidade do Minho • Vanda Amado (Maputo), Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Hospital Central de Maputo • Dalva Khosa (Nampula), Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Hospital Central de Nampula.

Palestrantes:

Ana Coelho, Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Centro Hospitalar Universitário do Porto • ​Ana Sofia Marinho, Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Centro Hospitalar Universitário do Porto • ​Angélica Osório, Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Hospital de Braga • Jorge Correia-Pinto, Diretor de Serviço de Cirurgia Pediátrica no Hospital de Braga, Professor Catedrático da Universidade do Minho • ​José Banquart Leitão, Consultor de Cirurgia Pediátrica no Centro Hospitalar Universitário do Porto • Mariana Dias, Assistente Hospitalar de Cirurgia Pediátrica no Centro Hospitalar Universitário São João • ​Miroslava Gonçalves, Diretor de Serviço de Cirurgia Pediátrica no Hospital Santa Maria, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte • ​Rui Alves, Diretor de Serviço de Cirurgia Pediátrica no Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Lisboa Central.

 

Duração & Horário

 

Duração

40 Horas (20 horas de contacto + 20 horas trabalho individual).

Datas

21, 23, 28 e 30 de setembro de 2021.

4, 7, 13 e 14 de outubro de 2021.

Horário

16h00 - 18h30 (GMT +2)

 

Certificação

 

Metodologia

Ensino à distância com sessões de auto-aprendizagem assíncrona na plataforma Canvas da Universidade Fernando Pessoa: disponibilização de slides, vídeos, palestras e textos de apoio. 8 sessões síncronas de 2,5 horas com revisão do módulo e discussão de casos clínicos e avaliação de 30 minutos (15 perguntas de resposta múltipla).

 

As sessões síncronas utilizarão a plataforma Zoom e terão um ou dois palestrantes auxiliados por dois moderadores (um dos coordenadores e outro colega Moçambicano) que dinamizarão o debate com os alunos.

Avaliação

Avaliação contínua com um teste de conhecimentos no final de cada sessão síncrona, ponderada equitativamente para o cálculo de classificação final.

 

Frequência obrigatória de todos os módulos, sem  classificação modular mínima.

Modalidades e Formas de Organização da Formação

Modalidade: formação contínua.

Forma de organização: à distância.

Recursos Pedagógicos e Didáticos

Disponibilização de slides, vídeos, palestras e textos de apoio, na plataforma Canvas.

Certificação
Certificado Academia FP.

 

Condições & Custos

 

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online;
2. Proceder ao pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@fundacaofernandopessoa.pt), à Academia FP.

 

Observações:
– A inscrição com pagamento prévio é condição fundamental para garantia de vaga, existindo um limite mínimo de formandos inscritos para viabilização e confirmação definitiva da realização da ação;
– Apenas serão autorizadas devoluções por cancelamento ou adiamento da ação, ou seja, por motivo alheio ao formando e mediante requisição do mesmo.

 

Taxas

100 € (isentados aos Médicos de Moçambique).