Projeto PrecisionPlastics
- i3id74
- 20 de mai.
- 1 min de leitura

A Universidade Fernando Pessoa participa em projeto inovador para revolucionar a reciclagem de plásticos
No âmbito do programa SIID – I&D Empresarial - Operações em Copromoção, foi lançado o projeto PrecisionPlastics: Redefining Recycling with Technology (referência COMPETE2030-FEDER-01183400), uma iniciativa que visa transformar o setor da reciclagem de plásticos através do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
A Universidade Fernando Pessoa (UFP) integra este projeto em consórcio com as entidades EGITRON, SIRPLASTE, PIEP e a Universidade do Minho. A equipa da UFP é composta pelos professores Feliz Gouveia, Christophe Soares, João Viana e António Lobo.
A iniciativa PrecisionPlastics propõe-se a criar tecnologias avançadas para separação automática de plásticos, monitorização em tempo real e rastreabilidade do produto final, contribuindo para uma maior eficiência e qualidade no processo de reciclagem. O projeto surge como resposta aos desafios crescentes do setor, nomeadamente a dificuldade de classificação dos materiais, a contaminação dos resíduos e o baixo valor comercial dos plásticos reciclados.
Este projeto representa um avanço significativo para a sustentabilidade do setor, apostando na investigação e desenvolvimento para promover uma economia circular e ecológica, com valorização dos resíduos plásticos.