top of page

O papel da ciência no Dia Internacional da Educação

  • i3id74
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura

Provas de Doutoramento em Ciências da Informação

Celebrado anualmente a 24 de janeiro para sublinhar o papel fundamental da aprendizagem, o Dia Internacional da Educação, foi instituído pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 73/25, em dezembro de 2018. Ao assinalarmos esta data, somos convocados a refletir sobre o paradigma atual do Ensino Superior, que enfrenta transformações sem precedentes.


Para o ecossistema científico da Fernando Pessoa, esta data não é apenas um marco celebrativo, mas um momento de reflexão estratégica sobre o impacto da transição digital e da inteligência artificial (IA) na produção e transmissão de ciência no Ensino Superior.


O avanço da IA reconfigura os métodos de investigação e a validação do conhecimento. Contudo, é precisamente neste cenário que a missão do investigador/docente se torna mais vital. Na era da automatização, o maior desafio da academia é investigar e ensinar o que nos torna irremediavelmente humanos. Esta premissa orienta a atividade científica: enquanto as máquinas otimizam processos e analisam dados, cabe à investigação liderada por humanos garantir o pensamento crítico, a dimensão ética e a inovação disruptiva que nasce da intuição e da experiência vivida. Quanto mais artificial é a inteligência, mais valiosa se torna a autenticidade do pensamento humano.

A educação e a ciência são, portanto, pilares indissociáveis para construir o futuro!

 

Esta celebração inaugura o ciclo de datas nacionais e internacionais relevantes para a investigação, inovação e desenvolvimento da ciência que o FP-I3ID assinalará ao longo de 2026.

 





2025 © FFP - Fundação Fernando Pessoa
bottom of page