Melhorar a Qualidade do ar interior nas escolas
top of page

Melhorar a Qualidade do ar interior nas escolas

Atualizado: 7 de ago. de 2023


Provas de Doutoramento em Ciências da Informação

O projeto SchoolAir: Melhorar a Qualidade do ar interior nas escolas, liderado pelos Professores Nelson Barros e Pedro Sobral conta também com a participação dos investigadores Ana Fonseca, Isabel Abreu, Maria João Guerreiro e Rui Moreira e pretende avaliar a qualidade do ar interior nas escolas utilizando sensores feitos pelos alunos.


Este projeto impulsiona a transferência de conhecimento científico instalado nas universidades para a sociedade, num processo de responsabilidade social dinâmico e interventivo.


Atualmente em curso, o projeto está aberto a todas as escolas que queiram participar.


Resumo do Projeto

A pandemia de COVID 2019 mudou a perceção pública sobre a qualidade do ar interior dos nossos edifícios. A qualidade do ar interior nas escolas tem vindo a ser estudada, embora o conhecimento esteja limitado a alguns edifícios escolares, não havendo uma real perceção do que se passa a nível nacional.


O projeto SchoolAir apresenta propostas inovadoras de monitorização e análise da qualidade do ar interior utilizando microsensores e a aplicação de IoT para a implementação de boas práticas de ventilação dos diferentes espaços escolares.


A montagem dos sensores é feita pelos alunos das escolas intervenientes com o apoio dos seus professores e assessorados pela equipa técnica do FP-I3ID. Desta forma promove-se simultaneamente o desenvolvimento de competências técnicas, sensibilização para os impactos do ambiente na saúde, e disseminação de boas práticas não só na comunidade escolar, mas também alargada às famílias e comunidade onde se insere.





bottom of page