Docente da UFP publica dicionário sobre Expressão Facial da Emoção

Docente da UFP publica dicionário sobre Expressão Facial da Emoção

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Provas de Doutoramento em Ciências da Informação

O Dicionário de Expressão Facial da Emoção, do Professor Doutor Freitas-Magalhães, docente da Universidade Fernando Pessoa e Diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), é o primeiro do género no mundo e foi recentemente publicado em edição bilingue (PT/EN) e ilustrada.

O Facial Expression of Emotion Dictionary é para o autor “a descrição do alfabeto da face humana”.

“Durante décadas de investigação sentia a ausência de uma bússola que orientasse a comunidade científica na aplicação assertiva dos conceitos, ao mesmo tempo, que permitisse, em linguagem simples e acessível que a sociedade em geral conhecesse a importância da expressão facial da emoção”, considerou, para concluir que este dicionário vem “colmatar uma lacuna no estudo científico da face e da emoção”.

Este pioneiro Dicionário comemora também o 1.º Aniversário do F-M FACS 4.0 www.facs4.pt, um sistema que pemite a medição científica dos movimentos faciais, e desenvolvido no FEELab/UFP desde 2003.

Ainda este ano, o Professor Doutor Freitas-Magalhães publicará a pioneira Enciclopédia da Expressão Facial da Emoção.