Colaboração entre a UFP e o CIAV-INEM resulta em publicação científica
top of page

Colaboração entre a UFP e o CIAV-INEM resulta em publicação científica



A antiga estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Simone Castro, publicou recentemente o artigo intitulado “O papel do farmacêutico comunitário na prestação de primeiros socorros em intoxicações: uma abordagem prática” na revista Acta Farmacêutica Portuguesa da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos.


Este trabalho de investigação, que resultou da colaboração entre a UFP e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do seu Centro de Informação Antivenenos (CIAV), foi desenvolvido na UC Dissertação sob a orientação da Professora Doutora Márcia Carvalho (Professora Associada da FCS-UFP) e a coorientação da Dra. Fátima Rato (Coordenadora do Centro de Informação Antivenenos do INEM), e contou ainda com a colaboração do Centro Hospitalar do Médio Ave e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.


Neste trabalho é enfatizada a intervenção do farmacêutico comunitário na prestação e esclarecimento das medidas básicas de socorro em casos de exposição a tóxicos, incluindo-se os medicamentos e outras substâncias não farmacêuticas potencialmente tóxicas. O texto integral pode ser acedido aqui.





bottom of page