top of page

Chamada de trabalhos sobre Publicidade e Cultura Visual


Provas de Doutoramento em Ciências da Informação

Editores temáticos: Silvana Mota-Ribeiro (Universidade do Minho, Portugal) e Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa, Portugal)


A publicidade tem sido um campo particularmente explorado, não apenas nas ciências da comunicação, mas também, com relevância crescente na contemporaneidade, no âmbito lato da cultura visual da estética e das visualidades, assim como dos estudos visuais, da semiótica e análise da imagem, nas suas diversas manifestações.

A abordagem multimodal aos textos publicitários tem aliás mostrado a evidência da necessidade de reflexão acerca da forma como o modo visual publicitário dialoga com o verbal, mas de forma crucial na emancipação face a ele. Revelam-se assim perspetivas de investigação cuja centralidade é a publicidade como forma de comunicação na cultura visual da atualidade, e como construída por e construtora de imaginários estéticos e artísticos, nos cruzamentos das artes visuais, do design e da comunicação visual.

Neste número temático da Vista, convidamos, a comunidade académica a submeter propostas de artigos, recensões, entrevistas e projetos visuais (em formato de texto completo) que procurem genericamente refletir sobre a pertinência da publicidade na cultura visual e, no mesmo sentido, das diferentes formas de visualidades na publicidade.

Dá-se especial acolhimento a propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação que versem sobre as seguintes questões:

· Publicidade, design, imagem e outras pluralidades;

· Publicidade, inteligência artificial e “digitalidades”;

· Publicidade e velocidade do tempo complexo — narrativas contemporâneas;

· Publicidade-espelho-reflexo, semiótica, retórica e processos cognitivos;

· Publicidade e as novas gerações;

· Diálogos marketing, publicidade e mercado.


DATAS IMPORTANTES

Submissão (texto completo): de 22 de março a 15 de junho Publicação do número: edição contínua (julho a dezembro de 2023)


LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.


EDIÇÃO E SUBMISSÃO

A Vista é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.


Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.


Para mais informações, contactar: vista@ics.uminho.pt





Comments


bottom of page