Artigo de Antiga Aluna e Docentes da UFP em “Contextos Clínicos
top of page

Artigo de Antiga Aluna e Docentes da UFP em “Contextos Clínicos


covid-19


Um trabalho conjunto, realizado pela Dra. Libânia Martins (Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde da UFP) com as docentes – Profªs Doutoras Sónia Alves e Carla Fonte, foi recentemente publicado em artigo na revista “Contextos Clínicos” e intitulado “Abandono do Tratamento em Psicoterapia: Fatores Sociodemográficos, Institucionais e Clínicos”.

O artigo agora publicado tem como base a investigação realizada no âmbito da consulta de adultos da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP, que teve como objetivo identificar diferenças entre os clientes que abandonaram precocemente o tratamento psicoterapêutico e outros que se encontram em situação clínica diversa (Alta, acompanhamento ou encaminhamento).

Os resultados do estudo permitem traçar o “perfil” daqueles adultos que abandonam precocemente a psicoterapia, concluindo, nomeadamente, que são mais jovens, apresentam menos problemas de saúde e têm, em média, menos tempo de intervenção e menos sessões realizadas.

Trata-se de mais um estudo realizado em cooperação, com resultados frutíferos, quer do ponto de vista académico, quer prático, na medida em que, de acordo com as autoras, “estes dados servem de orientação para a organização do atendimento psicológico”.

bottom of page