African Journal of Pediatric Surgery
top of page

African Journal of Pediatric Surgery

Atualizado: 16 de ago. de 2022




O Prof. Doutor João Moreira Pinto, Cirurgião Pediatra e Diretor Científico do Hospital Fernando Pessoa, assim como investigador do Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Fundação Fernando Pessoa (FP-I3ID) e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), publicou o artigo "Early results of a distance learning paediatric surgery programme in Mozambique" na revista "African Journal of Pediatric Surgery" a qual é autor sénior.

A maioria dos países da África Sub-Sariana, incluindo Moçambique, tem uma carência severa de médicos, o que dificulta o acesso da população a cuidados de saúde, particularmente a cuidados cuidados cirúrgicos. Em Moçambique, um País com uma população estimada de 29 milhões de pessoas, 45% são menores de 14 anos de idade. Apesar disso, até 2017, o ensino de Cirurgia Pediátrica não fazia parte dos currículos das Faculdades de Medicina.

Na tentativa de responder a esta carência, a Health4Moz ONGD em conjunto com as principais Faculdades de Medicina de Moçambique iniciou um programa de ensino à distância constituído por uma formação teórica online e um conjunto de 3 sessões práticas leccionadas em Moçambique: casos clínicos, sutura de feridas e suporte básico de vida em contexto de trauma. Este artigo analisa os primeiros 3 anos do programa (2017, 2018 e 2019).

A pandemia da COVID-19 obrigou a suspender a parte prática da 4ª edição. Ainda assim, em Abril e Maio deste ano, a Health4Moz com a colaboração da Universidade Fernando Pessoa retomou este programa de ensino à distância. Em 2022, formámos 147 alunos de Medicina de Maputo, Beira e Nampula.




bottom of page