A experiência do ensino à distância na FCT-UFP
top of page

A experiência do ensino à distância na FCT-UFP


covid-19


O confinamento imposto pela pandemia e as medidas de contenção à propagação da COVID-19 decretadas pelo Governo impuseram alterações ao cronograma pedagógico e a adoção da modalidade de ensino-aprendizagem à distância, de 16 de março até ao final do ano letivo 2019-20.


Na sequência das medidas que foi necessário adotar, o ensino-aprendizagem à distância foi encarado, nomeadamente pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT-UFP), como um desafio que agora merece balanço positivo e totalmente superado.


De acordo com o coordenador de Engenharia Civil, Prof. Doutor Vítor Silva, esta modalidade de lecionação realizou-se com altos níveis de assiduidade, participação e satisfação dos seus alunos e foi possível “manter a eficiência mesmo à distância”. Tal como aconteceu neste curso, também nos restantes cursos da FCT-UFP “se manteve 100% das aulas à distância desde a primeira semana de confinamento, não tendo havido qualquer interrupção”.


Um passado recente que permite encarar com otimismo o próximo ano letivo pois, apesar dos desafios que se perspetivam, docentes e alunos mostram-se disponíveis e mais preparados do que estavam em março.

bottom of page