10 temas contemporâneos de Terapia da Fala em livro
top of page

10 temas contemporâneos de Terapia da Fala em livro


O Terapeuta da Fala e os seus campos de atuação profissional constituem o tema central do mais recente livro das docentes da ESS-FP (Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa), Susana Vaz Freitas e Rita Alegria, editado pelas Publicações Universidade Fernando Pessoa.


“Terapia da Fala: Clínica e Ocupacional. A propósito de 20 anos de carreira, 10 temas contemporâneos” reúne textos de diferentes autores, profissionais e investigadores em Terapia da Fala que transmitem a sua perspetiva especializada sobre um conjunto de 10 temas contemporâneos. Uma coletânea através da qual as autoras pretendem proporcionar uma efetiva reflexão, com efeitos na prática da Terapia da Fala.

Sobre o livro:

O Terapeuta da Fala é o profissional que desenvolve atividades no âmbito da promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, intervenção e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionadas, nomeadamente: função de linguagem oral e escrita, assim como, outras formas de comunicação não-verbal; a voz; a fluência; a articulação da fala; os sistemas miofuncional orofacial, cervical e da deglutição.


Esta obra possui capítulos que exploram alguns destes campos de atuação profissional. Foi elaborado por um conjunto de profissionais e investigadores que são especialistas nos temas que abordam, revelando assim a sua experiência profissional e pessoal diária, consubstanciada na evidência a ajustada permanentemente no contato com os usuários da Terapia da Fala.

É um livro pedagógico, para diferentes públicos-alvo, desde os estudantes de Terapia da Fala até outros profissionais que queiram aceder a informação prática e atual relativa a esta profissão.

bottom of page