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Formação Executiva conducente a Micro MBA

Sobre o curso

 

A formação executiva conducente ao Micro MBA visa o desenvolvimento de competências fundamentais na área da gestão. 

O programa é composto por um formato personalizado e flexível podendo o aluno escolher uma das seguintes opções:

OPÇÃO A - Formação Livre
Inscrição livre em um ou mais módulos disponíveis nesta formação executiva. Cada módulo é leccionado online e tem a duração de 10 horas. No final o aluno receberá um certificado por módulo completado com aproveitamento.

OPÇÃO B - Micro MBA
O programa é composto por seis áreas de formação essenciais à gestão. Em cada área de formação o aluno escolherá o módulo a frequentar de acordo com os seus interesses. Cada módulo é leccionado online e tem a duração de 10 horas. Os alunos que completarem, com aproveitamento, um módulo de cada uma das áreas e frequentarem o Immersive Weekend obterão no final um certificado conjunto (UFP / UNIT) de Micro MBA. 

 

 

Organização
Parceria UFP/UNIT

 
 

Destinatários

 

Profissionais sem uma formação inicial em gestão, que estão ou pretendem vir a estar ligados a cargos ou projetos em que as competências de gestão são fundamentais.​

Pré-requisitos
Habilitação mínima: formação superior.

 

Programa

1 - Fundamentos de Gestão e Empreendedorismo


Opção 1: Jogos de Gestão: Economia para a Gestão e Finanças Empresariais Professor: Jorge Troper (UNIT)
Administrador de Empresas (FCAP/UPE), MBA Executivo Internacional em Gestão de Empresas (FGV) - com módulo internacional na Ohio University (USA). É Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais: segurança e defesa, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Master in Finance também pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Professor de Economia e Relações Internacionais e Coordenador de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Santa Helena (Recife). Foi Professor da disciplina Processo Decisório na Universidade de Pernambuco (FCAP). Coordenou o Citybs/IBMEC em Recife - por cerca de dois anos - e foi Professor de Estratégia e Ambiente Macroeconômico dos programas de MBA do IBMEC. Atuou como consultor e assessor econômico da Direção e Board da BDM Eng e Consultoria em Luanda, Angola, onde desenvolveu projetos de estratégia e avaliação económica em diversos setores em países da África Subsaariana. Atualmente é consultor da Qualimétrica Consultoria Económica Empresarial em Lisboa, Portugal. Objetivos do módulo:

  • Fornecer noções básicas de economia aplicadas à prática empresarial. Compreender as forças da oferta e demanda, elasticidades e estruturas de mercado. Compreender basicamente como as políticas fiscais e monetárias podem impactar o ambiente econômico.
  • Comentar basicamente as diferentes políticas cambiais.
  • Em finanças empresariais, o objetivo é discutir pontos básicos sobre o valor do dinheiro no tempo, a importante relação risco x retorno e alguns indicadores financeiros importantes para tomadas de decisão gerenciais. Diferenciar os resultados obtidos através dos inputs na estratégia de gestão de pessoas.
  • Compreender e aplicar diferenciadas ferramentas que agilizam o resultado da organização através das pessoas.
Conteúdos programáticos:
  • A ciência econômica e os seus postulados básicos
  • Oferta, demanda e equilíbrio
  • Elasticidade-preço da demanda
  • Estruturas de mercado
  • Noções básicas sobre política fiscal e monetária
  • Políticas cambiais
  • O valor do dinheiro no tempo
  • A relação risco e retorno
  • Indicadores financeiros importantes para a tomada de decisão
Opção 2: Organização e gestão de empresas orientada ao empreendedorismo Professor: Ana K. Salazar (UFP)
Consultora de Empresas (desde 1994). Sócia-gerente da KS Consulting: Estudos de Mercado; Qualidade, Satisfação e Fidelização; Planeamento Estratégico e de Marketing. Sócia-gerente da KS Lda. Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa. Coordenadora de estudos e projetos do IPDT (2007/2012). Diretora de departamento de produção (1991/1992). Gestora de Produto (1993/1994). Doutorada em Gestão (ISCTE); Mestre em Gestão de Empresas e MBA (PBS). Autora de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Membro do Barómetro da Academia do Turismo do IPDT. Gestora de Projetos (PMI). Revisora científica da EMAC (European Marketing Academy). Membro da Rede de Mentores Regional de Business Angels (Projeto Tâmega e Sousa Empreendedor). Objetivos do módulo:
  • Apresentar a estrutura e componentes de um plano de negócio.
  • Apresentar ferramentas de análise estratégica relevantes para o desenvolvimento fundamentado de um plano de negócios.
  • Demonstrar a importância da pesquisa de mercado e da análise da informação para a definição dos objetivos, estratégia, segmentação e posicionamento e marketing-mix de um plano de negócios.
  • Apresentar ferramentas para a tomada de decisão e avaliação de projetos de investimento.
  • Fazer a aplicação das ferramentas, modelos e tópicos abordados, através do desenvolvimento do draft de um plano de negócio adaptado a cada participante/empresa, numa perspetiva de empreendedorismo.
Conteúdos Programáticos:
  • A tomada de decisão nas empresas: tipos e ferramentas
  • O processo de planeamento estratégico
  • Análise das tendências, concorrência e procura
  • Ferramentas de análise estratégica: PEST-E; 5 Forças; SWOT
  • Objetivos: definição e regras
  • Estratégia: definição e tipos
  • Estratégias genéricas, de desenvolvimento e de marketing
  • Análise de projetos de investimento:
  • Orçamentos e cash-flows
  • Critérios de avaliação: VAL, PBP, TIR
  • Motivações, competências e perfil do empreendedor




2 - Marketing


Opção 1: Marketing, Publicidade e Mercado Professores:
Francisco Mesquita (UFP)
Professor de Publicidade e Design na Universidade Fernando Pessoa e coordenador da Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para PME ́s. Pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) e Doutorado pela Universidade do Minho, tem desenvolvido trabalho de investigação sobre publicidade exterior, cartaz e moda sustentável, no âmbito da qual tem vários livros e artigos científicos publicados. Foi vice-coordenador do GT de Publicidade da Sopcom. Desenvolve a atividade de publicidade e designer gráfico e é o responsável pela editora Adverte. Participa com regularidade em exposições de artes plásticas, utilizando pigmentos “inteligentes” no seu trabalho. Paulo Ribeiro Cardoso (UFP)
Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente na Universidade Fernando Pessoa, desde 1995, nas áreas do Marketing e da Comunicação. Enquanto investigador tem publicado os seus trabalhos em revistas científicas internacionais, tais como: Brazilian Journal of Marketing e International Journal of Business and Management.Tem colaborado, como reviewer, com várias Revistas científicas tais como: International Journal of Retail & Distribution Management e International Journal of Electronic Commerce Studies. Enquanto consultor tem trabalhado na área do comportamento do consumidor, da identidade da marca e do planeamento de comunicação. Objetivos do módulo:

  • Promover os conhecimentos fundamentais sobre o Marketing, a Publicidade e o Mercado, aplicados à realidade empresarial.
  • Fomentar a capacidade de resolução de problemas em contexto empresarial nas áreas relacionadas com o Marketing, a Publicidade e o Mercado.
  • Promover a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções nas áreas do Marketing, da Publicidade e do Mercado.
  • Fomentar competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo nas áreas do Marketing, da Publicidade e do Mercado.
  • Fomentar competências no sentido de aprofundar o conhecimento e a prática das linguagens visuais na comunicação.
Conteúdos programáticos:
  • Estratégias e técnicas de marketing e comunicação:
  • Análise do mercado e da concorrência
  • Gestão de produtos e marcas
  • Comercialização e comunicação omnichanel
  • Comunicação visual e publicidade
  • Criatividade e comunicação
  • Marca e linguagens visuais
  • Identificação institucional
Opção 2: Marketing de Serviços Professor: Carlos Schuler (UNIT)
Graduado em Publicidade (UFPE) e Administração de Empresas (SOPECE).Pós-graduado em Marketing Estratégico (SOPECE) e Mestre em Gestão Estratégica (UFPE).Sócio-diretor da agência Aveloz Criativa.Professor em IES on-line e presencial, nas áreas de gestão, pessoas, empreendedorismo, comunicação, administração e oratória.Sócio da empresa Metro Quadrado. Objetivos do módulo:
  • Apresentar criticamente o Marketing de Serviços, de forma que, concluído o módulo, o aluno possa:
  • Reconhecer as diferenças e as afinidades entre o Marketing em geral e o Marketing de Serviços, em particular.
  • Tomar conhecimento da situação atual do desenvolvimento teórico do Marketing de Serviço.
  • Ser capaz de adaptar modelos desenvolvidos às realidades do setor de serviços.
  • Ter a base teórica para empreender estudos acadêmicos na áreas de conhecimento abordadas pela disciplina.
Conteúdos programáticos:
  • Evolução do Marketing e do Marketing de Serviços
  • Problemas do Marketing de Serviços
  • Decisão sobre as variáveis controláveis de Marketing de Serviços
  • Organização, planejamento e controle no Marketing de Serviços
  • Apresentação trabalho/ Análise de caso




3 - Research


Opção 1: Análise de Dados para Tomada de Decisão Professor: Edgard Leonardo (UNIT)
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPE; Mestre em Administração pela UFPE; Pós-graduado em Administração com Ênfase em Marketing pela UFRPE; Especialista em Comércio Exterior pela UFRPE; Analista Comportamental DISC / ALAC - Academia Latino Americana de Coach; Especialista em Estudos Prospectivos e Desenvolvimento Econômico da América Latina e Caribe, pelo ILPES / CEPAL - Nações Unidas. Com experiência em gestão de empresas privadas e professor em cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, empreendedor e professor avaliador institucional do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / MEC. Objetivos do módulo: Introduzir o aluno às diversas formas e metodologias para a tomada de decisão em situações com dados e/ou com modelos. Conteúdos programáticos:

  • Análise de dados para tomada de decisão
  • Introdução aos processos de tomada de decisão
  • Vieses e heurísticas
  • Dados, informação e conhecimento para a tomada de decisão
  • Tomada de decisão nas organizações
  • Modelos e incerteza; aplicações práticas
Opção 2: Pesquisa de Mercado Professor: Paulo Ramos (UFP)
Doutorado em Ciências Empresariais, Ramo Marketing e Estratégia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Master of Science in Marketing pela Cranfield University, UK, Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professor auxiliar na Universidade Fernando Pessoa e na Universidade Lusíada. Professor convidado em mestrados e Pós-Graduações na UCP/ESB e FCUP. Consultor de empresas para as áreas de Estudos de Mercado, Gestão estratégica e Marketing. Gestor e sócio de empresas do sector vitivinícola e educação e consultoria. Investigador no CBQF/UCP. Member of the editorial board do Journal of Organizational Studies and Innovation da Management and Business Academy, UK. Reviewer no International Journal of Wine Business Research. Objetivos do módulo:
  • O módulo de Pesquisa de Mercado tem como objeto central o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da dos mercados e do comportamento dos consumidores. Para além disso tem os seguintes objetivos:
  • Compreender a importância do estudo do mercado e do comportamento dos consumidores para a gestão e o marketing.
  • Observação científica de fenómenos sociais e comportamentais.
  • Definir problemas de investigação.
  • Domínio dos principais instrumentos de recolha.
  • Tratamento e análise quantitativa de dados.
Conteúdos programáticos:
  • Definições e Função da Pesquisa de Mercado.
  • Diagnóstico e definição de problemas de pesquisa
  • Designs de Pesquisa
  • Métodos de Pesquisa Qualitativa
  • Métodos de recolha qualitativos
  • Métodos de análise qualitativos
  • Medição e Escalas de Medição
  • Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança
  • Construção de Questionários
  • Análise de Dados.
  • Análise descritiva
  • Testes de hipóteses




4 - Comunicação


Opção 1: Comunicação emocional Professores: Andreia Galhardo (UFP)
É natural de Angola, onde viveu 2 anos, e dividiu os demais entre Bragança e Porto, Portugal. Foi nesta última cidade que desenvolveu os seus estudos académicos, na Universidade Fernando Pessoa. As Ciências da Comunicação foram o seu foco de interesse, mormente a publicidade, na licenciatura, mestrado e doutoramento. Já mais recentemente, o turismo e a internet juntaram-se aos interesses de pesquisa e levaram-na até Cabo Verde para realizar os seus trabalhos de Pós-Doutoramento. Investigações à parte, a docência é a sua profissão, que desempenha na Universidade Fernando Pessoa. Nadine Rombert Trigo (UFP)
Pró-Reitora Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais da Universidade Fernando Pessoa. Doutorada em Ciências da Informação e da Comunicação (Universitè du Sud Toulon-Var). DEA Veille et Intelligence Compétitive (Universitè du Sud Toulon-Var ). Cursos breves: Understanding Memory: Explaining the Psychology of Memory through Movies (Wesleyan University). The Ethics of Memory (Brown University). An Introduction to Consumer Neuroscience and Neuromarketing (Copenhagen Business School). Objetivos do módulo:

  • Fornecer bases teóricas e conceptuais que permitam enquadrar a importância dos fatores emocionais para a compreensão do comportamento humano.
  • Compreender a importância do estabelecimento de vínculos emocionais entre o consumidor e o produto/marca através dos 5 sentidos.
  • Saber aperfeiçoar as qualidades sensíveis dos espaços de venda.
  • Compreender estratégias para fazer da experiência de compra um momento emocional e prazenteiro.
Conteúdos programáticos:
  • O que são emoções, como avaliar e quais as suas funções
  • Breve enquadramento histórico e modelos actuais no estudo das emoções
  • Emoções e tomada de decisão -Crítica do modelo racional de tomada de decisão
  • O Ato de compra: uma decisão emocional?
  • O Marketing experiencial e sensorial
  • Os 5 sentidos: multissensorialidade no local de compra
Opção 2: Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa Professor: Sofia Gaio (UFP)
Professora Auxiliar na UFP. Doutoramento em Gestão Industrial. Mestrado em Ciências da Comunicação. Licenciatura em Relações Públicas. Executive MBA. Perita externa da Agência da Ciência e Ensino Superior da Croácia, da Agência Nacional da República da Eslovênia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior e da Agência Nacional da Letónia para a Qualidade no Ensino. Tem ampla experiência de trabalho em agências de comunicação internacionais que constam nos primeiros 50 lugares no Ranking Holmes Report das maiores agências do mundo contando com clientes nos setores da aviação, energia, ouro, I & D, confederações empresariais, agências de investimento, online betting, partidos políticos e câmaras municipais. Partner da Kreab Worldwide. Project Manager da First Five Consulting. Membro do grupo de trabalho da APECOM para a legislação do lobbying em Portugal. Objetivos do módulo:
  • Compreender a importância estratégica da comunicação para o sucesso comercial e organizacional.
  • Distinguir diferentes tipos de comunicação empresarial.
  • Desenvolver processos de diagnóstico e planeamento estratégico no âmbito da comunicação.
  • Aplicar os conhecimentos e utilizar as diferentes áreas da comunicação empresarial ao serviço da promoção e desenvolvimento institucional.
  • Fazer uma gestão operacional da assessoria de imprensa.
Conteúdos programáticos:
  • Comunicação empresarial
  • Fundamentos de comunicação empresarial
  • Do diagnóstico à estratégia de comunicação
  • Gestão da imagem institucional
  • Comunicação de crise
  • Stakeholders engagement
  • Responsabilidade social
  • Publicidade
  • Comunicação de marketing
  • Comunicação interna
  • Assessoria de imprensa
  • Funções da assessoria de imprensa
  • Pitching
  • Preparação de press releases e conferências de imprensa
  • Preparação para entrevistas
  • Gestão de solicitações de jornalistas
  • Práticas de relações com os media em gestão de crises




5 - Recursos Humanos


Opção 1: Gestão de Pessoas em metodologias ágeis Professor: Julio Pascoal (UNIT)
Palestrante. Treinador Internacional. Especialista em Comunicação e Comportamento Humano. Objetivos do módulo: Atender às novas exigências e inovações das práticas em gestão de pessoas. Em um cenário de constantes mudanças, a capacidade de atuar de forma colaborativa e a criatividade são diferenciais competitivos para as pessoas e as organizações. Para atender a demandas do mundo contemporâneo, estabelecer um diálogo entre o conhecimento científico das modernas abordagens de gestão de pessoas, os interesses estratégicos das organizações e a necessidade de uma gestão humanística, se faz necessário a valorização do autodesenvolvimento dos profissionais envolvidos. Conteúdos programáticos:

  • Gestão de pessoas em tempos de mudanças
  • Ferramentas estratégicas em Gestão de Pessoas
  • Gestão das habilidades e competências em ambiente dinâmico e competitivo
  • Cultura organizacional e resultados
Opção 2: Liderança e Gestão de Conflitos Professor: Pedro Cunha (UFP)
Professor Associado com Agregação na UFP e convidado na Porto Business School (Universidade do Porto). Pós-Doutorado e Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica. Licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto. Certificado de Mediador de Conflitos e Mediador Familiar. Autor de “Conflito e Negociação” (2008) e co-autor de “Manual de Gestão Construtiva de Conflitos (2016) e “Gestão de Conflitos na Escola (2018). Co-coordenador de “Gestão de Conflitos na Saúde” (no prelo) e “Gestão de Conflitos na Família” (2019). Desde há cerca de 20 anos que os seus interesses profissionais e de investigação são prioritariamente na gestão de conflitos, negociação e mediação. Tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras e em livros da especialidade. Objetivos do módulo:
  • Desenvolver competências comportamentais para a obtenção de resultados positivos na gestão de conflitos, nomeadamente no processamento de informação e na tomada de decisões, procurando-se que os participantes possam alcançar acordos mais eficazes na sua atividade profissional;
  • Desenvolver competências emocionais na gestão de conflitos e na liderança de equipes;
  • Promover competências cognitivas na gestão de conflitos e na liderança;
  • Incrementar a racionalidade de decisão na resolução de conflitos e no exercício da liderança.
Conteúdos programáticos:
  • O conflito interpessoal: conceito e abordagens
  • O conflito como oportunidade e como ameaça
  • A gestão construtiva de conflitos: competências e estilos de gestão de conflito
  • A negociação eficaz
  • A liderança eficaz: tipos e processos de liderança organizacional




6 - Digital


Opção 1: Ferramentas Digitais Professor: a definir Objetivos do módulo: Apresentar os principais conceitos digitais e seus impactos no comportamento do consumidor, e assim aumentar a relevância da sua marca com o uso de ferramentas digitais; Conteúdos programáticos:

  • Introdução ao Marketing Digital;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads Rede de Pesquisa;
  • Google Ads Rede de Display;
  • Google Ads Remarketing;.
  • SEO - Seu site no topo do Google
  • Facebook Ads;
  • Email Marketing.
  • LinkedIn Ads.
  • Google Analytics.
  • Métricas e KPIs de Performance
Opção 2: Inovação e Estratégia Digital Professor: Joebson Oliveira (UNIT)
Bacharel em Administração com MBA em Gestão empresarial e formado em cinema. Especialista com mais de 15 anos de experiência nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão Comercial, Marketing e Gestão de Projetos, com passagens estratégicas por empresas Multinacionais e Nacionais de grande porte. Vivências também como Consultor organizacional com atuação internacional. Objetivos do módulo: Apresentar aos profissionais as novas tecnologias com foco na inovação, desenvolvendo estratégias eficientes por meio do aprendizado de conceitos disruptivos. Conteúdos programáticos:
  • O que é inovação?
  • Impactos da inovação no mundo
  • Cases de sucesso
  • Principais metodologias de inovação (Design Thinking, Sprint, SCRUM)
  • Estratégia digital




7 - Immersive Weekend


Fim de semana com 10h de sessões online síncronas com atividades de grupo UFP/UNIT e troca de experiências entre formandos.





 

Datas & Horário

 

Inscrição: até 21 de Maio de 2021

Início: 3 de Junho de 2021

 

Horários:

de segunda a sexta (2 horas diárias de formação online: 20h - 22h de Lisboa)

Immersive Weekend (5 horas diárias de atividades de grupo online)

 

Áreas e módulos - Datas

1 - Fundamentos de Gestão e Empreendedorismo


Opção 1: Jogos de Gestão: Economia para a Gestão e Finanças Empresariais Opção 2: Organização e Gestão de Empresas Orientada ao Empreendedorismo




2 - Marketing


Opção 1: Marketing, Publicidade e Mercado Opção 2: Marketing de Serviços




3 - Research


Opção 1: Análise de Dados para Tomada de Decisão
Opção 2: Pesquisa de Mercado




4 - Comunicação


Opção 1: Comunicação Emocional Opção 2: Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa




5 - Recursos Humanos


Opção 1: Gestão de Pessoas em Metodologias Ágeis Opção 2: Liderança e Gestão de Conflitos




6 - Digital


Opção 1: Ferramentas Digitais Opção 2: Inovação e Estratégia Digital




7 - Immersive Weekend


(5 horas diárias)





 

Certificação

 

OPÇÃO A - Formação Livre
No final o aluno receberá um certificado por módulo completado com aproveitamento.

OPÇÃO B - Micro MBA
Os alunos que completarem, com aproveitamento, um módulo de cada uma das áreas e frequentarem o Immersive Weekend obterão no final um certificado conjunto (UFP / UNIT) de Micro MBA. 

 

Condições & Custos

 

Procedimentos gerais de Inscrição
1. Fazer a inscrição online.
2. Proceder a pagamento e, nos casos aplicáveis, à entrega de documentação abonatória. O pagamento poderá ser feito de duas formas:
– Presencialmente, no gabinete da Academia FP, em numerário ou cheque à ordem de Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa;
– Por transferência bancária, mediante envio de comprovativo e referência de dados para emissão de recibo. Solicite o IBAN, por e-mail (academia@fundacaofernandopessoa.pt), à Academia FP.

 

Observações:

– Todos os valores estão isentos de IVA de acordo com o artigo 9º, nº9.
– Os preços incluem a documentação da ação e emissão de certificado.
– Não há lugar a devolução de taxas de inscrição

 

Taxas
Taxa de inscrição: 50€
Taxas académicas (programa): 1400€
Antigos Alunos UFP: 1190€
Taxas Académicas (módulo): 250€