Publicações Fundação Fernando Pessoa

Novidades

 
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Título: Manual de Gestão Construtiva de Conflitos, 4ªEdição /revista e aumentada • Autores: Pedro Cunha & Sofia Leitão • Ano: 2021 • ISBN: 9789896431686

À venda na Reprografia da UFP, Livrarias Porto Editora e Wook.

Apresentação

 

As Publicações Fundação Fernando Pessoa, desde a sua génese, em 1992, e consequente publicação do primeiro título até à atualidade, têm vindo, pelo seu dinamismo e eficiência, a desenvolverem competências para apoiar a edição de trabalhos académicos, permitindo a difusão da produção científica e cultural dos docentes e investigadores da Universidade Fernando Pessoa, bem como da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa.

Para além da divulgação da produção científica tanto da Universidade como da Escola Superior de Saúde, as Publicações FFP acolhem também obras de natureza cultural, literária e artística de pessoas e instituições com quem a UFP e a ESS-FP estão protocoladas, como por exemplo, a Academia de Ciências de Lisboa, assim, fazendo jus ao importante papel das editoras académicas no reposicionamento das Humanidades, como área central do desenvolvimento da sociedade.

A editora Publicações Fundação Fernando Pessoa é sócia fundadora da Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (APEES), constituída em 2007 com o objetivo de promover a união e o fortalecimento das editoras do ensino superior, de dinamizar o livro universitário e de procurar soluções para os problemas próprios das editoras académicas.

CONSELHO EDITORIAL
Professor Doutor Rui Estrada (Presidente)
Professora Doutora Elsa Simões
Professora Doutora Fernanda Leal
Professor Doutor Pedro Sobral
Professor Doutor José Calheiros
Professora Doutora Isabel Patim
Mestre Adérito Seixas

DIRETORA
Doutora Nadine Trigo

COORDENAÇÃO EDITORIAL
Dra Paula Dias

 

Edifício Pedagógico
Tel.: + 351 225071300 • Ext: 2603
publicacoes@fundacaofernandopessoa.pt

Estrutura orgânica

 

I. Direção

Tem como funções:

• Orientar e planear a publicação de obras de interesse científico-pedagógico e cultural da UFP e da ESS-FP;

• Estabelecer contactos com os centros de investigação e outros órgãos de gestão no sentido de promover a publicação académica;

• Definir o melhor plano editorial e seu respetivo regulamento;

• Desenvolver o intercâmbio de experiências na sua especialidade com outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações análogas;

• Reunir, quando necessário o Conselho Editorial e presidir às suas reuniões;

• Elaborar o plano anual de atividades com respetivo orçamento anual;

• Preparar o respetivo relatório de atividades.

 

II. Coordenação editorial

Na dependência da Direção da Editora, tem como funções:

• Assessorar a Direção da Editora e os seus órgãos;

• Coordenar e verificar os processos de candidatura e avaliar se estão cumpridas as condições da sua apresentação de acordo com o regulamento para a edição;

• Dar cumprimento ao plano editorial aprovado;

• Solicitar o ISBN e o respetivo envio de informação para a APEL quando o título estiver publicado.

• Solicitar a sua impressão, caso seja necessário, mediante várias propostas de orçamento.

• Coordenar a comunicação e o marketing de forma a garantir a distribuição, bem como a sua promoção e venda das publicações;

• Promover, junto dos docentes, a publicação de condições e conseguir apoios financeiros, através de entidades externas à Fundação Fernando Pessoa, como forma de apoio à investigação;

• Coordenação de vendas e relatórios de contas.

 

III. Conselho editorial

É o órgão consultivo presidido por um membro nomeado pela direção e constituído por docentes de várias áreas científicas, pertencentes a cada Faculdade. O conselho editorial é assessorado pela coordenação editorial.

Tem como funções:

• Avaliar as propostas de publicação e emitir pareceres sobre a sua originalidade ou interesse pedagógico, científico e cultural;

• Viabilizar meios e critérios que visem garantir o caráter académico e o valor científico do material apresentado para as diferentes publicações;

• Sugerir melhorias de alterações em forma de breve comentário, se forem consideradas necessárias, em função dos parâmetros definidos no regulamento da Editora;

• Apostar no desenvolvimento de um projeto editorial e de um design gráfico diferenciados, devendo seguir a tendência atual das editoras universitárias;

• O Conselho Editorial reúne-se, regra geral, de três em três meses, e extraordinariamente, quando convocado por decisão da Direção.

Regulamento

 

Normas gerais de publicação

 

I. Formatação

1. Os títulos e subtítulos devem ser numerados (numeração árabe) e escritos a negrito (bold);
2. As citações diretas ao longo do texto devem estar entre aspas e seguidas de sobrenome do autor, ano, página; caso excedam as 40 palavras devem aparecer num bloco de texto independente, destacado e sem aspas;
3. As citações indiretas, ou paráfrases, devem ser seguidas de sobrenome do autor e ano;
4. Figuras, gráficos e quadros intercalados no texto, devem apresentar-se centrados, legendados (legenda numerada – numeração árabe, a tamanho 10);
4.1. Figuras e outro material gráfico:

• As ilustrações têm que ser entregues preferencialmente com a dimensão máxima da área útil da paginação — 110 mm de largura, 174 mm de altura — devem ser numeradas pela ordem em que aparecem no texto e ser fornecidas em formato TIFF com 300 dpi.

• Equações ou fórmulas têm que ser formatadas de uma forma precisa e consistente, indicando também os sítios onde a fórmula poderá ser dividida caso esta ocupe mais do que uma linha de texto.
• Gráficos, mapas ou desenhos devem ser compostos em Illustrator e fornecidos em formato nativo (.ai ou .pdf). Os gráficos poderão também ser executados em Excel, desde que sejam fornecidos em formato TIFF com a resolução de 300 dpi.
5. O texto não deve ser paginado, nem apresentar cabeçalhos ou rodapés preenchidos.

II. Organização/Estrutura do Texto

O texto deverá apresentar a estrutura que se apresenta de seguida: 1. Título; 2. Nome(s) do(s) autor(es) e respetiva filiação institucional; 3. Resumo (máximo de 250 palavras) e 4 palavras-chave, seguido de abstract (máximo de 250 palavras) e 4 keywords4. Corpo de texto (títulos e subtítulos); 5. Conclusão; 6. Referências bibliográficas e, eventualmente, outras normas não referidas neste documento: consultar, e seguir, APA – guidelines, disponíveis em  https://www.apastyle.org/

 

Notas:
1. Os textos devem ser predominantemente teóricos;
2. Os textos podem ser escritos em Português ou em Inglês;
3. Os textos devem ser apresentados em forma corrida sem qualquer formatação especial, para além das mencionadas acima;
4. A lista completa das referências bibliográficas surgirá no fim, por ordem alfabética de sobrenome dos autores das obras que tenham sido efectivamente referidas ao longo do texto.

Importante: Estas regras tem que ser estritamente cumpridas, sob pena de ficar suspensa a publicação da obra.
A Editora da Universidade calcula que a produção final de uma obra, desde que é apresentada a sua versão definitiva, seja entre os 9 e 12 meses, podendo neste caso encurtar, se o formato for ebook.

Proposta de publicação

 

O Autor deve submeter o formulário da proposta de publicação, preenchendo a seguinte informação: Dados do autor: Nome completo ⬝ Morada ⬝ contacto telefónico ⬝ e-mail ⬝ Instituição a que pertence ⬝ Categoria Profissional ⬝ Resumo Biográfico até 500 carateres, incluindo o local, data de nascimento, atividade profissional e obras publicadas ⬝ Indicar outras obras do autor se houver

Dados da obra: Título ⬝ Sub-título ⬝ Autor(es) ⬝ Índice ⬝ 3 Palavras chave ⬝ Língua original ⬝ Resumo abreviado da obra (máximo 5 linhas) ⬝ Resumo da obra para contra-capa até 500 ⬝ Público Alvo ⬝ Indicar algumas boas razões para a publicação da obra ⬝ Tipo de Obra