UFP recebe apoio para investigação aplicada à prevenção da demência
- i3id74
- 6 de jun.
- 1 min de leitura

A Professora Doutora Carina Fernandes, docente da Universidade Fernando Pessoa, foi contemplada com financiamento no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) 2023.
O projeto aprovado, “EMBRACE: Da Vulnerabilidade à Capacitação: implementação e avaliação de um programa multicomponente para prevenir e compensar o declínio relacionado ao envelhecimento”, propõe uma abordagem inovadora e integrada para enfrentar os desafios do envelhecimento. A iniciativa será desenvolvida por uma equipa multidisciplinar composta por docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Faculdade de Ciências da Saúde e da Escola Superior de Saúde da Fundação Pessoa.
Trata-se de um estudo randomizado e controlado que irá testar a eficácia de uma intervenção não farmacológica centrada em quatro eixos fundamentais: treino cognitivo, atividade física, aconselhamento nutricional e educação financeira e digital. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida e as funções cognitivas dos idosos, ao mesmo tempo que se promove a sua literacia financeira e inclusão digital – fatores essenciais para um envelhecimento mais autónomo, ativo e saudável.
Este projeto reflete o compromisso da UFP com a investigação científica aplicada e com o desenvolvimento de soluções para os desafios da sociedade atual.