No próximo dia 20 de maio, pelas 18 horas, no Auditório da UFP, com apresentação do Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, será lançado o “Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais”.
Sob coordenação de Fernando de Sousa, Pedro Emanuel Mendes, Judite Gonçalves de Freitas, Diogo Ferreira, Ricardo Rocha e António Tavares, esta é uma obra coletiva, editada pela Almedina, que pretende assumir um importante papel para a compreensão dos principais conteúdos científicos nestes domínios.
Um dicionário temático especializado constitui uma fonte de informação científica qualificada. Este tem como objetivo fomentar a compreensão dos conteúdos científicos reportados às áreas de ensino e pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais, atendendo à identificação e conceptualização de temáticas mais ou menos complexas transversais às duas disciplinas.
Disponibilizando mais de um milhar de entradas e contando com a colaboração de uma centena de especialistas (professores universitários, investigadores e políticos) oriundos de diversas universidades e unidades de investigação portuguesas e estrangeiras, incluindo politólogos, sociólogos, filósofos, juristas, historiadores, geógrafos, psicólogos e antropólogos, procura abarcar todo o espectro multidisciplinar da Ciência Política e das Relações Internacionais, nomeadamente da Filosofia, Sociologia, Política Comparada, Administração Pública, da organização do Estado e dos seus sistemas, dos Direitos Humanos e da prática política, contendo entradas sobre correntes, doutrinas, instituições e processos políticos, organizações internacionais, teorias, metodologias de investigação e muitas outras áreas de interesse para docentes, alunos e público em geral. .