Docentes da UFP editam número especial da revista científica internacional IJERPH
- 10 de abr.
- 1 min de leitura

A Universidade Fernando Pessoa (UFP) assume um papel de destaque na mais recente chamada de artigos da revista International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH).
A edição especial, intitulada "Child Exposure to Domestic Violence: Risk Assessment, Protection Systems, and Psychosocial Interventions for Child and Family Well-Being", conta com as docentes e investigadoras da UFP, Ana Isabel Sani e Maria Alzira Dinis, como como editoras convidadas.
Esta edição especial convida à submissão de artigos que promovam a compreensão em três domínios inter-relacionados com implicações claras para a investigação em saúde pública, estratégias de prevenção e sistemas de serviços:
(1) abordagens rigorosas de avaliação de risco adaptadas a crianças e adolescentes;
(2) sistemas de proteção integrados que salvaguardem crianças e famílias;
(3) intervenções psicossociais baseadas em evidências que promovam a resiliência e o bem-estar individual e da população.
As contribuições devem demonstrar como os resultados informam a prevenção em saúde pública, a identificação precoce, o desenvolvimento de políticas ou a prestação de serviços destinados a reduzir os danos e a melhorar os resultados para as crianças expostas à violência doméstica. São encorajadas submissões a partir de perspetivas multidisciplinares, que estabeleçam uma ponte entre a investigação empírica e as políticas, os sistemas de saúde e a prática.
A submissão dos artigos decorre até 28 de fevereiro de 2027.
Mais informações.