Diretor científico do HE-UFP publica artigo na revista científica Injury Prevention


Prof. Doutor João Moreira Pinto assina, em co-autoria, o artigo "Injury patterns in competitive and recreational surfing: a systematic review."

Numa altura em que a crescente popularidade do surf como modalidade desportiva tem levado ao aumento de lesões associadas à prática deste desporto, o autor esclarece que, o estudo realizado "focou-se na procura das diferenças entre as lesões sofridas por surfistas de competição e surfistas recreacionais (ou amadores) e os respetivos factores de risco." Acrescentou ainda que, "entre 88 a 100% dos surfistas amadores terão algum tipo de lesão relacionada com o surf durante a sua vida de prática deste desporto e 31-35% dos surfistas amadores reportaram ter tido pelo menos uma lesão no ano anterior à colheita dos dados."

O Prof. Doutor João Moreira Pinto é cirurgião pediátrico e diretor científico do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa. É ainda investigador do Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Fundação Fernando Pessoa (FP-I3ID) e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

O artigo pode ser consultado na integra, aqui.