Dia da Saúde Mental em artigo por docente da UFP


covid-19


A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemorou a 10 de outubro, o docente da UFP e Coordenador da Pós-Graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem e do CTeSP em Gerontologia e Intervenção Comunitária publicou, no jornal Público, um artigo intitulado “Saúde Mental: O lugar onde todos somos iguais”.

Com este artigo, o docente pretende ajudar a desmistificar algumas ideias pré-concebidas e, assim, contribuir para reduzir o estigma em torno da doença mental. Um problema potencial de todos sem exceção e, não raras vezes, “invisível” ao olhar comum, mas que deve merecer toda a nossa atenção, sobretudo no tempo excecional em que vivemos.

No artigo, o Prof. Doutor Francisco Sampaio aborda ainda a importância de um maior investimento na promoção da literacia em saúde mental e na prevenção da doença mental, além de deixar o alerta para as dificuldades de acessibilidade a cuidados, mormente no domínio psicoterapêutico.

Um convite à leitura e à reflexão através deste artigo.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, importa lembrar que mesmo a situação para a qual parece não existir saída pode, afinal, ter uma solução. Procurar ajuda é sempre o primeiro passo. Sem vergonha, sem receios, sem pudores. Porque não há saúde sem saúde mental!

0 visualização