Oficina Gráfica

 

A Oficina Gráfica foi criada em 1996 com o intuito de dotar a FFP de competências logísticas, técnicas e humanas que lhe permitissem dar resposta às necessidades da Universidade Fernando Pessoa, na área do design de comunicação. Tradicionalmente, a OG trabalhava no design editorial de livros, revistas, brochuras /e outros materiais impressos, arte final, impressão e acabamentos. Mas nestes últimos anos, a OG tem vindo a direcionar-se para os novos canais de comunicação online. Existe para dar resposta às necessidades das instituições da FFP, a fim de melhorar a aparência visual, a função das mensagens e suas informações, colaborando com os vários gabinetes destas instituições, à medida que as necessidades vão surgindo e os trabalhos lhe vão sendo solicitados. 

 
 

Serviços

Dsgn editorial


Desenvolve e explora a estrutura geral do layout - hierarquia, sequência e ritmo, bem como o design da página específica do texto e da imagem no material editorial. Uma vez projetada apenas para impressão, a publicação da UFP aborda agora a leitura on-line numa variedade de dispositivos. Ou seja, além do design editorial impresso, desenvolve também design editorial on-line (e-books em pdf e epub com navegação).




Dsgn de publicidade


Desenvolve discursos visuais atraentes para o desejo do público pelos serviços da Organização. Através de gráficos de filme e vídeo, organiza as informações no tempo, usando imagens em sequência com narração, música e texto.




Dsgn da marca e sua identidade


Desenvolve comunicação visual interna e externa, transmitindo como a instituição deve ser percebida pelas pessoas. A marca é expressa por meio de um sistema de identidade gráfica, mas também inclui os serviços que a Organização oferece, a qualidade e o valor dos relacionamentos que estabelece com as pessoas ao longo do tempo. Criação de modelos da marca institucional que diferenciem visualmente a comunicação. O design de identidade geralmente é um componente da marca. Os SGE também desenvolvem design colateral, que envolve publicações a serviço de uma estratégia de marketing e muitas vezes, introduz uma nova identidade ou marca.




Dsgn de sinalética


Desenvolve elementos gráficos, visualmente ergonómicos, que ajudam as pessoas a circular pelos edifícios. A continuidade visual identifica os componentes como partes de um sistema e garante aos usuários que eles estão no caminho certo para os seus destinos.




Dsgn de stands e expositores


Envolve um público-alvo na exploração de uma ideia no espaço e no tempo através do uso de gráficos, objetos, texto, slideshows e animações. Além de habilidades de comunicação gráfica, por vezes, o trabalho exige conhecimento espacial e estrutural.




Dsgn visual de Interface (UI)


Desenvolve protótipos de interfaces com toda a jornada do utilizador na aquisição de serviços e uso de informações. Os SGE desenham layouts e interfaces visuais para telas dos vários dispositivos tecnológicos. Faz também a manutenção dos sites da Organização (imagens, texto, vídeos e animação).




Dsgn de multimédia


Utiliza os recursos da tecnologia digital - tempo, som, animação, imagem e texto - em diversos contextos de comunicação.




Plotagem & Impressão a laser


Quase todo o material impresso para eventos, visitas a escolas e feiras é inteiramente produzido na OG (impressão e acabamentos). A OG também disponibiliza a toda a comunidade da Organização um serviço de impressão de grandes formatos (plotagem).





 

Trabalhos

EDITORIAL
EVENTOS
IDENTIDADE
WEB
 

Contactos

Oficina Gráfica

da Fundação

Fernando Pessoa

Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Tel. +351 22 507 13 00
E-mail: academia@ufp.edu.pt

Formulário de Contacto

Obrigado pelo envio!